Busca do site
menu

ENSP lamenta falecimento de Milena Piraccini Duchiade

ícone facebook
Publicado em:30/12/2024

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) informa, com profunda tristeza, o falecimento de Milena Piraccini Duchiade, no último domingo (29/12). Médica epidemiologista, ela foi professora do Departamento de Epidemiologia da ENSP, nos anos 80, época em que cursou a especialização em Saúde Pública da Escola e posteriormente ingressou no mestrado, também na ENSP. Milena esteve à frente da Livraria Leonardo da Vinci por mais de duas décadas, sucedendo sua mãe, Vanna Piraccini.  O velório e o enterro acontecem nesta terça-feira, 31 de dezembro, no Cemitério da Penitência, na Capela Histórica, no Caju. 

Em nota nas redes sociais, a Livraria Leonardo da Vinci destacou que a dedicação e amor pelos livros, além de sua atuação na defesa das pequenas livrarias em entidades de classe e seu compromisso com a Da Vinci, foram as marcas da trajetória de Duchiade como livreira. "Milena foi também uma pessoa fundamental para a manutenção e continuidade desta livraria. Seu compromisso com a Da Vinci foi além de sua saída, inclusive durante o terrível momento da pandemia, período em que esta casa contou com sua ajuda mais uma vez", menciona a publicação. 

Na ENSP, a médica iniciou o curso de Especialização em Saúde Pública em 1983, e posteriormente ingressou no Mestrado em Saúde Pública da Escola, também atuando como pesquisadora no Departamento de Epidemiologia. Para Lígia Giovanella, pesquisadora da ENSP, "a vida de Milena foi marcada pela generosidade e solidariedade. Ela foi uma defensora intransigente dos direitos sociais e da democracia. Uma professora amada, pesquisadora competente, e livreira exemplar. Uma pessoa fraterna e solidária", destacou a amiga de longa data. 

A atual chefe do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, Carla Lourenço Tavares de Andrade, foi bolsista de iniciação científica do CNPq em seu primeiro contato com a ENSP/Fiocruz, na década de 90. "Foi o meu primeiro estágio, quando ingressei no Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da ENSP, e tive a oportunidade de conhecer a professora Milena Piraccini Duchiade. Tenho imensa gratidão por tudo e pela carreira que construí na Fiocruz. Milena era uma pessoa dócil, querida, e exigente. Sou muito grata pela oportunidade de ter convivido com ela", recordou Carla. 

Confira, abaixo, mais informações sobre o velório e enterro de  Milena Piraccini Duchiade.

Confira algumas fotos de Milena e sua mãe, Vanna Piraccini.

*Crédito fotos: Livraria Leonardo da Vinci.



Seções Relacionadas:
Aviso

Nenhum comentário para: ENSP lamenta falecimento de Milena Piraccini Duchiade