Fiocruz traz discussão sobre vigilância de doenças com uso de dados da internet
O Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC) em parceria com a The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC) realiza a última sessão colaborativa do ano, no dia 18 de dezembro, às 12h30. No evento será apresentado o tema "Vigilância digital: uso de dados de buscas pelo Google Trends para previsão de surtos epidêmicos de arboviroses e síndromes respiratórias no Brasil” de forma online, pela plataforma Zoom. É uma apresentação com o doutor em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marcelo Eduardo Borges.
O projeto de vigilância epidemiológica digital do pesquisador explora o uso de dados de buscas da ferramenta de pesquisa “Google Trends” e pode ajudar a prever surtos de doenças como arboviroses e síndromes respiratórias no Brasil. A abordagem do estudo pode servir para detectar endemias, surgimento de novas cepas ou emergências inesperadas de maneira mais ágil, contribuindo para uma resposta mais rápida em saúde pública.
Marcelo estrutura um banco de dados que será utilizado para embasar as análises posteriores que servirá como referência para a elaboração de um artigo científico especializado em dados (data paper). Durante a apresentação ele falará um pouco sobre como é o processo de criar um data paper.
Serviço
Nome: "Vigilância digital: uso de dados de buscas pelo Google Trends para previsão de surtos epidêmicos de arboviroses e síndromes respiratórias no Brasil”
Data: 18 de dezembro de 2024
Horário: 12h30
Local: Online via Zoom
Palestrante e Instituição: Marcelo Borges, doutor pela UFPR.
Idioma: português.
Sua participação é fundamental para o sucesso desta iniciativa colaborativa.
Nenhum comentário para: Fiocruz traz discussão sobre vigilância de doenças com uso de dados da internet
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.