Busca do site
menu

ENSP promove curso de Epidemiologia Espacial e Geoprocessamento no Uruguai

ícone facebook
Publicado em:02/12/2024
A ENSP promoveu, entre 4 e 7 de novembro, na Universidade da República do Uruguai (Udelar), o módulo básico do curso internacional de Epidemiologia Espacial e Geoprocessamento em Saúde Pública. A formação integra a cooperação técnica entre a Escola e a instituição uruguaia, com apoio da Direção da ENSP. 


A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais na aplicação de ferramentas de geoprocessamento e análise espacial no contexto da saúde pública, utilizando programas como QGIS e GeoDa para atividades práticas. É fruto de trabalho desenvolvido, desde o ano passado, pela pesquisadora da ENSP, Andréa Sobral, junto ao Departamento de Medicina Preventiva e Social do Instituto de Higiene, da Udelar.


“O curso abordou conceitos fundamentais em epidemiologia espacial, cartografia e metodologias de análise espacial, incluindo a criação de mapas temáticos e a aplicação de técnicas, como o índice de Moran e estimativas de kernel. Os participantes foram incentivados a integrar esses conhecimentos em seus próprios projetos de pesquisa, dissertação ou tese, bem como nas análises de rotina que fazem em suas atividades laborais”, conta a pesquisadora da ENSP, Andréa Sobral, que coordena e ministra a formação juntamente com o pesquisador da Escola, Reinaldo dos Santos.


Participaram do curso 20 profissionais de diversas instituições. Segundo Andréa, a atividade promoveu uma rica troca de experiências e saberes: “As aulas foram ministradas de maneira expositiva e prática, com apoio do Campus Virtual Fiocruz, que ofereceu um ambiente virtual de aprendizagem para suporte”.


Seções Relacionadas:
Assistência Ensino ENSP Internacional

Nenhum comentário para: ENSP promove curso de Epidemiologia Espacial e Geoprocessamento no Uruguai