Busca do site
menu

Drogas Psiquiátricas: 8ª edição do Seminário Internacional debaterá os desafios da retirada dos psicofármacos

ícone facebook
Publicado em:29/11/2024

8º Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas vai acontecer nos dias 5 e 6 de dezembro, na ENSP/Fiocruz, e terá como tema 'Os desafios da retirada dos psicofármacos'. As inscrições para o evento já estão abertas e os interessados em participar devem preencher o formulário eletrônico. A atividade, promovida pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, será transmitida, ao vivo pelo Youtube, e contará com tradução para inglês, espanhol, português e Libras.


+ Faça sua inscrição e participe! As vagas são limitadas!

A proposta do evento, que contará com a participação de convidados nacionais e internacionais, é discutir as dificuldades e desafios no processo desmedicalização e desprescrição, trazendo ao público novas formas de cuidado e iniciativas que promovam os direitos humanos, mas que também capacitem os profissionais de saúde a ajudarem pessoas que desejam realizar a retirada de psicofármacos de maneira segura.

De acordo com a coordenação do seminário, o número de diagnósticos e prescrição de remédios psiquiátricos na população mundial vêm crescendo vertiginosamente, o que não é diferente do quem vem ocorrendo no Brasil, transformando-se em uma preocupação para muitos pesquisadores da área da saúde mental e educadores. Se por um lado, tal fenômeno pode fazer crer num avanço científico, por outro muitos pesquisadores e profissionais do mundo todo denunciam os efeitos perversos que o modelo de doença pode ter na vida das pessoas.

"O processo de medicalização da vida é o fenômeno de transformar questões da vida em problemas médicos. Dessa forma, vemos o campo da saúde dominando diversas áreas da vida, como educação, comportamento, hábitos, problemas sociais, se transformando em doenças. Como consequência, mais transtornos são criados para abarcar os comportamentos não desejados socialmente, patologizando a diferença e padronizando os comportamentos", advertiu a coordenação. 

Os convidados confirmados são: Andrés Techera, Michael Pascal Hengartner, Robert Whitaker, Tiago Pires Marques e Patrícia Ruth (internacionais). Ana Paula Guljor, Antônio Carlos Morais, Artur Cardoso, Camila Teodoro, Marcos Ferraz, Mariama Furtado, Mariana Witte Lins e Paulo Amarante (nacionais)

Confira a programação completa abaixo.









Nenhum comentário para: Drogas Psiquiátricas: 8ª edição do Seminário Internacional debaterá os desafios da retirada dos psicofármacos