Busca do site
menu

Equipes da ENSP/Fiocruz e da SAPS/MS participam de oficina sobre Apoio Institucional

ícone facebook
Publicado em:31/10/2024
Por Bruna Abinara 

Nesta quarta-feira (30/11), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) recebeu equipes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS) para uma oficina sobre Apoio Institucional. O objetivo do encontro foi reunir os profissionais envolvidos para desenhar a estratégia de Apoio Institucional à APS prevista em projeto de cooperação técnica entre as duas instituições.  


O vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da Escola (VDEGS/ENSP), Eduardo Melo, coordenou a atividade. Na abertura do evento, ele destacou que "a Fiocruz é Ministério da Saúde" e que a Fundação está engajada em apoiar as ações do órgão. Melo ressaltou o Apoio Instrucional como eixo principal da conversa, mas também citou a formação permanente em saúde e o desenvolvimento de estudos e pesquisas como importantes medidas aliadas. 

Na reunião, as equipes compartilharam experiências e debateram a construção de documentos que renovem a estabeleçam as bases, as diretrizes, os objetivos e os resultados esperados com o Plano de Apoio Institucional. Para os profissionais participantes da oficina, "o Plano é um passo para fortalecer o SUS e construir um sistema equitativo e sustentável". 

A primeira etapa da reunião consistiu em uma apresentação do projeto para a estratégia de Apoio Institucional. A equipe da SAPS/MS ressaltou que a ferramenta de gestão não é novidade, mas que o contexto atual aposta na maior atuação dela. A partir dessa responsabilidade, eles iniciaram um esforço de resgatar, da construção histórica dentro do SUS, o que há de melhor enquanto medida de Apoio Institucional, para conformar uma proposta atualizada e dar concretude a ela. Nesse sentido, declararam que “não se trata de criar algo novo, mas de definir o rumo e propagá-lo para as diferentes esferas envolvidas, no sentido de estabelecer o que é e como deve funcionar”.  

Como objetivo do Apoio Institucional, a equipe da SAPS/MS ressaltou a expectativa de “fortalecer a Atenção Primária à Saúde como porta de entrada e base do SUS, articulando a consolidação de um plano de ações que visam melhorar a capacidade de gestão dos serviços de saúde, proporcionando apoio em áreas como planejamento, organização, formação de profissionais e avaliação de políticas”. 

Na segunda etapa da conversa, Eduardo Melo e a equipe da ENSP apresentaram as interfaces com as ofertas formativas da Escola, com foco para o Curso de Especialização em Gestão de APS nas redes e regiões de saúde. A formação, que está em desenvolvimento, vai buscar preparar especialistas em gestão da Atenção Primária em suas diversas dimensões.  

Segundo Melo, "a especialização é voltada para Gestão em APS, ela é ampla e contempla diversos elementos, mas o modelo pedagógico é totalmente inspirado na lógica do apoio institucional e da educação permanente em saíde. A proposta é o curso ser um espaço em que os alunos possam viver o jeito de fazer alguns processos esperados de um apoiador institucional".




Nenhum comentário para: Equipes da ENSP/Fiocruz e da SAPS/MS participam de oficina sobre Apoio Institucional