Seminário discute redução de morbimortalidade por acidentes e violência
O Programa Institucional de Articulação Intersetorial em Violência e Saúde (PIVS), coordenado pelo Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), vai realizar, no dia 10 de dezembro, o ‘Seminário Nacional Política Nacional de Redução de Morbimortalidade por Acidentes e Violência (PNRMAV): histórico, potencialidades e desafios’. A atividade vai acontecer às 9h, na sala 410 da Escola, e também será transmitida no canal da ENSP no Youtube.
O seminário tem como objetivo apresentar e discutir o histórico do campo Saúde e Violência no Brasil, tendo como mote a Política Nacional de Redução de Morbimortalidade por Acidentes e Violência (PNRMAV), que oficializa e estrutura essa área. A ideia é incentivar um amplo debate, além da construção coletiva de uma visão crítica e propositiva sobre este instrumento legislativo, identificando avanços, lacunas e propondo ações para o seu fortalecimento.
Tendo por base as sete diretrizes da PNRMAV, o evento busca lançar luz sobre temas e desafios contemporâneos da área de violência e saúde, como vulnerabilidades relacionadas aos povos tradicionais, relações étnico raciais, de gênero e violência institucional. A iniciativa considera, como temas transversais imprescindíveis para o avanço do enfrentamento às violências, a formação dos profissionais, a intersetorialidade, a integralidade e a interseccionalidade.
Participarão do seminário atores-chave de setores governamentais, da sociedade civil, de movimentos sociais e trabalhadores/gestores e pesquisadores. Como produto, será construído, coletivamente, um documento propositivo de recomendações para a fortalecimento da PNRMAV.
Confira, abaixo, a programação completa do evento:
Seções Relacionadas:
Sessões Científicas
Sessões Científicas
Nenhum comentário para: Seminário discute redução de morbimortalidade por acidentes e violência
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.