Fiocruz promove Simpósio Internacional sobre substâncias psicoativas e desafios para a Política de Drogas
O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) realizará o 'Simpósio Internacional Opioides e Novas Substâncias Psicoativas: Desafios para a Política de Drogas'. O evento, parte do Programa Institucional sobre Política de Drogas, Direitos Humanos e Saúde Mental da Fiocruz, ocorrerá no dia 21 de novembro, no auditório térreo da ENSP, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A participação é aberta ao público.
O simpósio abordará a crescente preocupação da saúde pública no Brasil em relação ao aumento do uso de Novas Substâncias Psicoativas (NSPs), como as 'drogas K', opioides potentes, metanfetamina, ketamina e outras substâncias psicoativas. Ana Paula Guljor, coordenadora do Laps/ENSP e do Programa Institucional, destacou que o uso dessas substâncias traz desafios complexos para as políticas de drogas, exigindo atenção especial à implementação de estratégias de redução de riscos e danos. O Programa Institucional é coordenado pela ENSP e pela Vice Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), sob a coordenação adjunta da pesquisadora Adriana Castro.
Francisco Netto, Secretário Executivo do Programa Institucional, enfatiza a necessidade do engajamento transdisciplinar e intersetorial diante dos novos desafios no campo da política de drogas. "Cabe a nós da saúde coletiva, junto com atores do governo e da sociedade, produzir repostas que se traduzam em políticas públicas efetivas, que garantam os direitos dos usuários e da população geral", ressaltou ele.
Especialistas nacionais e internacionais marcarão presença no evento. Entre os convidados, Julian Quintero, diretor da organização Accion Técnica y Social (ATS) da Colômbia, discutirá a experiência latino-americana no enfrentamento dos desafios impostos pelas novas substâncias psicoativas. Kellen Russoniello, diretor de Saúde Pública da Drug Policy Alliance (DPA) dos Estados Unidos, abordará as estratégias de saúde pública e políticas de drogas em contextos norte-americanos.
O simpósio se apresenta como uma oportunidade valiosa para a troca de experiências e discussão de estratégias que contribuam para o desenvolvimento de políticas mais efetivas e inclusivas frente ao complexo cenário das drogas. Especialistas brasileiros de destaque na área também serão anunciados, enriquecendo ainda mais as discussões.
O evento é aberto a participação de todos os interessados. Para aqueles que necessitam de certificado de participação, é necessário se inscrever via formulário eletrônico.
Confira a programação completa:
9h Credenciamento
9:30h Abertura
10h Painel: Opioides e NSPs: contribuições sobre o cenário emergente no brasil
José Luiz Costa
(FCF/Unicamp)
Camila Magalhães
(IPq/USP)
Vânia Nogueira
(CAPS-AD Heleno de Freitas)
Maria Angélica Comis
(REDUC)
Moderadora: Ana Paula Guljor
(ENSP/Fiocruz)
Almoço: 12h às 14hs
14h Painel: Reflexões sobre os cenários Estadunidense e Colombiano
Kellen Russoniello
(Drug Policy Alliance - Estados Unidos)
Julian Quintero
(Échele Cabeza e Acción Técnica Social - ATS)
Comentários: Luiz Fernando Tófoli (LEIPSI/Unicamp)
Moderador: Francisco Netto (Fiocruz)