Busca do site
menu

Aluno da ENSP recebe menção honrosa no Prêmio Oswaldo Cruz de Teses

ícone facebook
Publicado em:15/10/2024

Por Bruna Abinara

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) parabeniza o aluno Gabriel de Farias Araujo, que recebeu uma menção honrosa no Prêmio Oswaldo Cruz de Teses pela pesquisa “Monitoramento e avaliação ecotoxicológica de níveis ambientais de cocaína e benzoilecgonina em águas fluviais no Rio de Janeiro”. Em sua oitava edição, o Prêmio visa distinguir teses de elevado valor para o avanço do campo da saúde em diversas áreas temáticas de atuação da Fiocruz. 

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente (PPGSPMA) da ENSP, Gabriel desenvolveu a tese sob a orientação dos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz Fabio Veríssimo Correia e Enrico Mendes Saggioro, que é também coordenador do PPGSPMA. O estudo demonstrou a presença de cocaína e seu principal metabólito (benzoilecgonina) em rios urbanos no Rio de Janeiro e avaliou que as concentrações encontradas podem causar efeitos em organismos vivos.  


O orientador Fábio Veríssimo Correia elencou diversas questões decorrentes do cenário revelado pelo estudo. Para ele, há um problema social, porque há estímulo ao uso de drogas de abuso; um problema de segurança pública, porque um caminho de chegada desse contaminante são as refinarias clandestinas; um problema de saúde pública, porque a exposição aos contaminates é cada vez maior e mais prolongada; e um problema ambiental, porque não se sabe o potencial tóxico sobre a fauna, a flora e sobre a saúde humana.


O pesquisador Enrico Mendes Saggioro explicou que, durante um ano, eles acompanharam os níveis de cocaína e benzoilecgonina em cinco rios que desaguam na baía de guanabara e encontraram todas as amostras positivas. "A partir disso, observamos os efeitos dessa substância no nível que encontramos em um organismo modelo, um peixe que tem similaridade com seres humanos, e vimos diversos efeitos da exposição a essa droga de abuso", declarou.  


Segundo Gabriel, a descoberta desses contaminantes em rios urbanos no Rio de Janeiro inspira preocupação. O pesquisador explicou que os níveis de cocaína e benzoilecgonina encontrados foram muito acima do esperado para águas superficiais (rios e lagos), quando comparados aos vistos em esgoto bruto em trabalhos ao redor do mundo. "A pesquisa demonstrou não só a presença dessas substâncias, mas que as concentrações encontradas são altas a ponto de causarem efeitos deletérios em organismos aquáticos", ponderou.  


“Sinto-me abençoado e lisonjeado. Ter recebido a menção honrosa na Fiocruz foi uma notícia incrível, com certeza impactará positivamente em minha carreira como pesquisador e em novos trabalhos, incentivando a excelência, evidenciando que o que pesquisamos tem seu papel e relevância na sociedade”, compartilhou Gabriel. 


Os orientadores também comentaram sobre a felicidade com o reconhecimento do trabalho de Gabriel“A menção honrosa foi uma surpresa para nós. Como pesquisadores, a nossa preocupação é que essa pesquisa chegue à população, desperte um sinal de alerta, porque a cocaína é a ponta do iceberg de tantos outros problemas que temos relacionado ao ambiente e, principalmente, à água. Mas, de fato, foi uma surpresa”, afirmou Fábio. 


+ Confira: Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2024 divulga relação de premiados


Seções Relacionadas:
Prêmios

Nenhum comentário para: Aluno da ENSP recebe menção honrosa no Prêmio Oswaldo Cruz de Teses