Seminário de Direitos Humanos da ENSP debate saúde das populações diante da mudança climática
A saúde das populações em meio à mudança climática é o tema do XI Seminário Internacional de Direitos Humanos e Saúde e do XV Seminário Nacional de Direitos Humanos e Saúde, que serão realizados na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) de 25 a 27 de novembro. No primeiro dia do evento, às 10h, a conferência de abertura “O Presente e o Futuro dos Direitos Humanos: saúde das populações diante da mudança climática” será apresentada pelo escritor e jornalista do Núcleo de Cultura Indígena Aílton Krenak. A atividade será no Auditório Térreo da ENSP e terá a coordenação da chefe do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP), Maria Helena Barros. Todo o evento terá tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
+ Garanta sua participação, inscreva-se aqui
Ainda no dia 25 de novembro, à tarde, o professor da Universidade de Lisboa e Conselheiro Nacional de Educação de Portugal, David Rodrigues, palestrará na conferência “Metamorfoses: os desafios da Educação e da Ecologia para vivermos juntos e justos”, que será coordenada pelo pesquisador do Dihs/ENSP Armando Nembri. No dia 26, “Grupos Vulnerabilizados: interseccionalidades na saúde em razão das mudanças climáticas” será o tema da palestra ministrada pelas convidadas Wilza Neves Silva Pataxó (coordenadora do Núcleo de Povos Originários do Santuário Cristo Redentor), Laís Silveira da Costa (pesquisadora da ENSP/Fiocruz) e Dani Balbi (deputada estadual do Rio de Janeiro pelo PCdoB). A coordenação será da pesquisadora do Dihs/ENSP Angélica Baptista Silva. Ainda no dia 26, a tarde será dedicada ao tema “Direitos Humanos na perspectiva do Continente Africano”, apresentado pelo pesquisador e militante antirracista decolonial luso-senegalês Mamadou Baila. A coordenação será da pesquisadora do Dihs/ENSP Patrícia da Silva Von Der Way. Todas as palestras serão no Auditório Térreo da Escola.
No último dia de seminário, 27 de novembro, uma Roda de Conversa sobre Direitos Humanos, Saúde e Movimentos Sociais vai reunir Lúcia Marina dos Santos (MST), Lucia Souto (chefe da Assessoria de participação social e diversidade do Ministério da Saúde), Marcele Oliveira (ativista climática) e Marco Menezes (diretor da ENSP/Fiocruz). Os mediadores serão os pesquisadores do Dihs/ENSP Maria Helena Barros de Oliveira, Marcos Besserman Vianna e Paulo Garrido, além de José Leonídio Madureira de Sousa Santos (Cooperação Social da ENSP). A atividade será na tenda montada no pátio da ENSP.
Atividades culturais
No dia da abertura dos seminários, o pesquisador do Dihs/ENSP Armando Nembri vai se apresentar no teclado logo após o almoço e também ao fim do dia. No dia 26, ao final das palestras, a Banda BatucaVidi fará uma apresentação. Para fechar o encontro, após a Roda de Conversa do dia 27, a música estará garantida com a cantora Ana Paula Bragança e pela Roda de Samba do Ferreira.
Nenhum comentário para: Seminário de Direitos Humanos da ENSP debate saúde das populações diante da mudança climática
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.