Busca do site
menu

Cesteh/ENSP e INI promovem Oficina sobre Paracoccidioidomicose em 16 de outubro

ícone facebook
Publicado em:15/10/2024
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) e o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) promoverão a 'Oficina Paracoccidioidomicose (PCM) – Endemia Latino-Americana e Doença Ocupacional Negligenciada'. A atividade ocorrerá no dia 16 de outubro, no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. O objetivo da oficina é direcionar o foco da saúde coletiva para a PCM, uma doença causada por fungos do gênero Paracoccidioides spp. Essa condição é uma endemia latino-americana e, especialmente no Brasil, onde 80% dos casos registrados globalmente foram reportados. O agente causador da doença foi descrito por Adolfo Lutz em 1908, e a PCM é considerada negligenciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"O agravo mostra uma marcante clivagem ocupacional, pois 50% daqueles que informaram sua profissão é constituída de trabalhadores rurais, seguida por trabalhadores da construção civil, que representaram, aproximadamente 20%, onde um apreciável contingente é formado por egressos do campo que, chegando nos centros urbanos são absorvidos na indústria da construção civil, como mão de obra não especializada", explica a coordenação da atividade.

Na oficina, serão discutidos temas como as micoses enquanto questão de saúde pública, aspectos socioepidemiológicos, além da clínica, diagnóstico e tratamento da PCM, incluindo seu registro como doença ocupacional. Também haverá uma reflexão sobre a interconexão de conhecimentos e as vigilâncias em saúde nos territórios, bem como os desafios no diagnóstico das micoses. Serão analisadas as transformações recentes no campo brasileiro e seus impactos na saúde, com ênfase nos agrotóxicos, especialmente aqueles com ação fungicida, e seus efeitos sobre seres humanos, fauna e flora.

Após uma análise da PCM no contexto do Observatório do Impacto das Doenças Infecciosas no Trabalho (DIT), a parte da tarde será dedicada à discussão de propostas de intervenção.

+ Confira a programação completa e participe!


Nenhum comentário para: Cesteh/ENSP e INI promovem Oficina sobre Paracoccidioidomicose em 16 de outubro