Busca do site
menu

Seminário debate Políticas de Saúde, Desafios Territoriais e Atenção Primária no Brasil e na França

ícone facebook
Publicado em:23/09/2024
Por Leticia Maçulo

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), por meio da Assessoria de Cooperação Internacional e do Observatório do SUS, promoverá, de 3 a 4 de outubro de 2024, um seminário internacional para discutir os sistemas de saúde do Brasil e da França. O evento terá como foco a governança territorial e a Atenção Primária à Saúde, reunindo especialistas e pesquisadores dos dois países para trocar experiências, aprofundar análises sobre os desafios e avanços em seus respectivos contextos, bem como identificar possibilidades de novas parcerias entre as três instituições envolvidas. O seminário será transmitido ao vivo pelo canal da ENSP no YouTube, com tradução simultânea em português e francês.

Intitulado "Políticas de Saúde, Desafios Territoriais e Atenção Primária à Saúde no Brasil e na França", o seminário oferecerá uma oportunidade para examinar as diferentes trajetórias históricas e institucionais que moldaram os sistemas de saúde dos dois países. O evento também abordará a crescente importância da Atenção Primária na organização dos sistemas de saúde, comparando as abordagens adotadas por Brasil e França. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem como um de seus pilares a Estratégia de Saúde da Família, enquanto a França tem buscado estruturar e integrar os cuidados primários por meio de estratégias como as Casas de Saúde Multiprofissionais. Ambos os países enfrentam, cada um a seu modo, desafios relacionados à distribuição geográfica dos profissionais de saúde, às lógicas de financiamento, às desigualdades e vulnerabilidades e à integração dos cuidados, questões que também serão discutidas durante o seminário.



Para o Vice-Diretor da Escola de Governo em Saúde e coordenador do Observatório do SUS da ENSP, Eduardo Melo, o evento, além de ser a primeira iniciativa em parceria com a Chaire Santé da universidade Sciences Po, oferece a possibilidade de reflexão e aprofundamento a partir dos contrastes e proximidades entre os temas, situações e abordagens nos dois países e nas três instituições e abre novas frentes de colaboração dentro da parceria existente entre a ENSP e a EHESP: 

"Iremos refletir sobre as implicações das crises democráticas, socio-sanitárias e do neoliberalismo, enquanto forma atual do capitalismo, para as políticas públicas e os sistemas de saúde. Esperamos que, a partir do seminário, sejam identificadas possibilidades de cooperação técnica com a política de saúde nos respectivos países, principalmente no campo da Atenção Primária à Saúde”, afirma Melo.

A programação conta com sessões temáticas e mesas-redondas sobre os sistemas de saúde, a territorialização das políticas públicas de saúde e a organização e coordenação dos cuidados primários. Entre os palestrantes confirmados estão Daniel Benamouzig (Sciences Po), Cristiani Machado (ENSP/Fiocruz), François Xavier Schweyer (EHESP), Sonia Fleury (CEE/Fiocruz), Lígia Giovanella (ENSP/Fiocruz), entre outros.

O evento acontece em parceria com a Escola de Altos Estudos em Saúde Pública da França (EHESP) e a Chaire Santé (Sciences Po) e conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e  Ministério da Saúde. 




Nenhum comentário para: Seminário debate Políticas de Saúde, Desafios Territoriais e Atenção Primária no Brasil e na França