Formatura ENSP 2024 celebra futuro com diversidade, interseccionalidade e emoção
Barulho de crianças correndo pelo auditório térreo, famílias e amigos se encontrando, muitos abraços e fotos, sons e imagens de comemoração. A espontaneidade dos encontros, os afetos, sorrisos e lágrimas deram o tom da alegria e emoção presentes entre formandos, professores e homenageados na tarde de quarta-feira, dia 05/09, durante a cerimônia de formatura das turmas de pós-graduação lato e stricto sensu, em meio aos festejos dos 70 anos da ENSP. Presentes nas falas de muitos, a celebração de um futuro com diversidade e atento ao enfrentamento das desigualdades do país.

Bruno César Dias, representante discente da Escola, iniciou sua fala “de estudante para estudante”. O doutorando em Saúde Pública reiterou seus votos de que os egressos possam retornar à Escola, seja como alunos em novos e mais aprofundados cursos, seja como profissionais, pesquisadores, professores, servidores públicos, ou como cidadãos integrantes de movimentos sociais. Para ele, a ENSP é “um espaço onde a dimensão biológica da área da Saúde se encontra com a dimensão social das Ciências Humanas, e ambos os debates crescem com a dimensão ambiental e a das políticas públicas”. Bruno ressaltou ainda a relevância da ENSP na formação profissional e também a da Fiocruz como um todo, a maior instituição pós-graduação não universitária do país. “Façam da formação uma reparação histórica de vida da família de vocês. Ocupem os espaços da produção de conhecimento. Façamos desta instituição cada vez mais preta, parda, plural, LGBT, trans, cis, e acima de tudo, que a gente faça isso tudo com uma visão de política pública para o povo”, conclamou.
A emoção continuou dando o tom no discurso de formandos, professores homenageados e paraninfos. Joviana Avanci, coordenadora do stricto sensu, pediu aos formandos que levem os princípios de coletividade e de solidariedade para suas atuações e suas vidas além da Escola: “São os princípios que a gente respira nos corredores. O sucesso dos egressos é o nosso sucesso”, declarou.
A vice-diretora de Ensino Enirtes Caetano, lembrou do contraste da primeira formatura realizada no seu ciclo de gestão em 2021, em meio à pandemia de covid-19, com apenas um aluno representando todos os formandos dentro do Salão Internacional, para preservar o distanciamento social. O diretor Marco Antonio Carneiro Menezes ressaltou o papel da Escola e dos seus egressos no enfrentamento das desigualdades sociais e socioambientais que persistem no país. Ao tema da reparação histórica, do enfrentamento da desigualdade e da construção do comum, slogan da semana de aniversário da ENSP, Marco acrescentou os temas da luta antirracista, da inclusão das pessoas com deficiência, dos direitos dos povos da floresta, do campo e das águas, da emergencia climática, da crise hídrica, das epidemias e eventuais pandemias que o país poderá enfrentar. “Nestes 70 anos, essa Escola assumiu esse lugar, da transformação coletiva da sociedade”, afirmou. A professora Maria Cecília Minayo, de 86 anos, foi patronesse da turma de 2024, e, diferente do que se poderia esperar, optou por falar não do passado, mas de um futuro que deverá ser construído coletivamente: “Eu defendo que o mundo não está acabando, ao contrário, estamos em construção de uma nova era, em que vocês os jovens são os líderes que conduzirão tantas mudanças e inovações neste momento”. A professora e pesquisadora disse ainda que, como patronesse, tinha a missão de defender, aconselhar e direcionar, e por isso, fez questão de reforçar que esse futuro não está dado: “Um futuro mais igualitário, ancorado no direito de todos e todas”, definiu ela, para o auditório lotado.

A cerimônia de formatura da ENSP 2024 teve transmissão pelo canal da ENSP no Youtube. Logo após a cerimônia, a celebração continuou com bolo sendo servido no corredor térreo e festa na tenda montada na portaria especialmente para o evento.
Seções Relacionadas:
70 anos ENSP
70 anos ENSP
Nenhum comentário para: Formatura ENSP 2024 celebra futuro com diversidade, interseccionalidade e emoção
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



