CD ENSP atualiza o debate sobre a conjuntura política e o movimento pela recomposição das perdas salariais
O Conselho Deliberativo (CD) da ENSP, reunido extraordinariamente nesta terça-feira (13), teve como um dos pontos da pauta a avaliação da conjuntura política institucional e o movimento pela recomposição das perdas salariais.
O CD reforçou a importância da luta pela recomposição salarial reivindicada pelas trabalhadoras e trabalhadores da Fiocruz. O diretor da ENSP lembrou, no contexto do movimento pela reposição das perdas salariais, os recentes movimentos do CD Fiocruz com parlamentares e da carta entregue pelo presidente Mário ao presidente Lula. Destacou as orientações da agenda de mobilização definidas na assembleia geral da ASFOC SN e também as formas de organização para os dias de paralisação definidos no comando de greve.
Mais uma vez, o CD destacou a importância de avançarmos com o debate sobre o papel da Fiocruz como instituição estratégica do estado, a forma de valorização da nossa carreira e, consequentemente, de suas trabalhadoras e trabalhadores.
A Direção da ENSP fará uma proposta de agenda para aprofundar este debate.
Durante os dias de paralisação já deliberados pelas assembleias da Asfoc-SN, a ENSP tem mantido parte do seu funcionamento, sempre em diálogo com o Comando de Greve, seguindo as seguintes orientações deliberadas pelo movimento:
1. Interromper as atividades de ensino presencial e virtual nos dias de greve;
2. Bancas de defesa de trabalho de conclusão de curso: analisar caso a caso;
3. Seminários e atividades maiores, que implicaram no pagamento de passagens etc, devem ser analisados caso a caso;
4. Após o período de greve, o calendário deverá ser repactuado com as instâncias responsáveis;
5. Ficam mantidas as atividades de pesquisa que não puderem ser adiadas por implicarem em prejuízo financeiro, perda de material, amostras de pesquisas; descumprimento de prazos definidos por editais externos ou colaborativo com outras entidades; dar continuidade a experimentos já iniciados e que não podem ser interrompidos sem prejudicar a metodologia proposta;
6. Todas as atividades que forem realizadas nos dias de greve devem ser divulgadas como ATIVIDADE DE GREVE após o período de greve, o calendário deverá ser repactuado com as instâncias;
7. Ajudar a divulgar as atividades de greve entre os estudantes, bolsistas para que, dentro de suas possibilidades e desejo, possam participar.
Conforme divulgada pela ASFOC SN, confira a agenda de mobilização: Assembleia geral na sexta-feira, Fiocruz pra Você...
O CD ENSP se mantém em alerta e em mobilização permanente, com uma nova reunião agendada para a próxima semana.
Nenhum comentário para: CD ENSP atualiza o debate sobre a conjuntura política e o movimento pela recomposição das perdas salariais
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.