Nota de pesar: ENSP lamenta falecimento da pesquisadora Eliana Labra
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lamenta o falecimento da pesquisadora Maria Eliana Labra, nesta segunda-feira (12/8). Eliana foi Professora Titular do Departamento de Planejamento e Administração em Saúde (DAPS/ENSP) e uma das mulheres pioneiras da Escola. O velório será realizado nesta quarta-feira, dia 14/8, às 12h20, no Cemitério da Penitência, capela 5.
Formada em Ciências Políticas e Administravas pela Universidade do Chile, seu país de origem, Eliana Labra chegou, em agosto de 1976, à ENSP/Fiocruz, onde se dedicou ao ensino, à pesquisa e à produção acadêmica. Cursou Mestrado na Escola Brasileira de Administração Pública - EBAP/FGV, Doutorado em Ciência Política na Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ e, em 2007, realizou um estágio de pós-doutoramento na Universidade Autónoma de Barcelona, na Espanha. Eliana estava aposentada desde 2008.
Na reunião do Conselho Deliberativo da ENSP, que aconteceu nesta terça-feira (13/08) em caráter extraordinário, os conselheiros se solidarizaram com a família da professora. Eles relembraram sua brilhante trajetória profissional e suas aulas memoráveis, assim como o acolhimento e afeto com que ela recebia e tratava suas alunas. Os membros do CD ENSP destacaram, ainda, o pioneirismo e a luta de Eliana Labra a favor dos direitos das mulheres, bem como seu legado como mestra e mulher na Ciência para toda a comunidade da Escola.
Eliana deixa um extenso legado de estudo e análise das políticas de saúde e do SUS a partir de referenciais da ciência política. Ao longo das décadas de trabalho, acumulou experiência na área da Saúde Coletiva, com ênfase em Análise de Políticas Públicas nos seguintes campos: Brasil, Chile, Políticas e sistemas de saúde, teoria democrática, participação, cultura cívica e conselhos de saúde. Em 2007, a professora recebeu o Prêmio ENSP/Fiocruz de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.
Conhecida também pela alegria em confraternizar com professores e alunos, Eliana Labra ministrava disciplinas em salas sempre cheias. Suas aulas eram consideradas “inesquecíveis”, como relatam seus colegas. A ENSP manifesta solidariedade aos amigos e familiares de Eliana, expressando o reconhecimento à sua dedicação à instituição e ao campo da saúde coletiva.
Em 1996, Eliana organizou, com o professor emérito e coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Marchiori Buss, o livro “Sistemas de Saúde: Continuidade e mudanças”, que reúne o pensamento e as análises de especialistas sobre as reformas contemporâneas nos sistemas de saúde da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, México e do Québec. A professora ainda assinou a organização da coletânea “Mulheres, saúde e sociedade no Brasil”, de 1989, e o livro “Controle de Natalidade x Planejamento Familiar no Brasil”, de 1987.
Em 2018, Eliana gravou um vídeo para o projeto vídeo-aula do DAPS/ENSP, iniciativa da gestão do Departamento que tinha o objetivo de compartilhar a experiência de seus docentes e manter viva a memória institucional. O material audiovisual também se inseriu num projeto mais amplo de produção de conteúdo didático-pedagógico útil em cursos de pós-graduação no campo de Saúde Pública.
Aviso