VDPI/ENSP lança Portfólio do Programa de Iniciação Científica Manguinhos
No dia 27 de agosto, das 9h às 12h, a Vice-direção de Pesquisa e Inovação da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (VDPI/ENSP) realizará o lançamento do Portfólio do Programa de Iniciação Científica (IC) Manguinhos. O evento ocorrerá na sala 410 da ENSP e terá transmissão pelo canal da Escola no Youtube.
O evento apresentará o portfólio que documenta os projetos desenvolvidos pelos bolsistas do programa, destacando seus objetivos, principais resultados e os impactos significativos na vida pessoal e acadêmica dos participantes. Será também uma oportunidade para celebrar o sucesso do programa, que conta com o apoio da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), além de discutir futuras iniciativas que possam continuar a promover a pesquisa científica e o desenvolvimento de jovens talentos.
+ Acesse o Portfólio
"Enquanto instituição pública, temos a missão de estar juntos, construindo processos para democratizar o conhecimento e reforçando as diretrizes do IX Congresso Interno da Fiocruz, de contribuir para uma educação crítica, reflexiva e emancipatória no enfrentamento das desigualdades. O IC Manguinhos está entre os projetos da ENSP e da Fiocruz que, de forma mais direta, promovem a equidade, a diversidade e a inclusão", afirmou o diretor da ENSP, Marco Menezes.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) Manguinhos objetiva proporcionar aos estudantes de graduação, moradores de Manguinhos, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade. Em 2023, o projeto contou com 11 bolsistas, oriundos de diferentes cursos de graduação, que estão inseridos em projetos com ampla diversidade temática.
+ Acompanhe o lançamento ao vivo
Ao criar oportunidade de inclusão de moradores de uma região historicamente vulnerabilizada, o IC Manguinhos contribui com os esforços empreendidos pela Fiocruz e pela ENSP para a construção de uma ciência emancipatória, que coopere com a construção de uma sociedade mais justa, pautada na defesa da vida e da dignidade humana, e no direito de todos e todas à saúde plena.
Confira a programação:
9h às 9h30 - Mesa de abertura
Maria de Fátima Baptista - Coordenação de Fomento à Pesquisa/ Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz)
Marco Antônio Carneiro Menezes – Direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)
Luciana Dias de Lima - Vice-Direção de Pesquisa e Inovação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (VDPI/ENSP/Fiocruz)
9h30 às 10h10 - Palestra ‘Ciência e pertencimento: a Iniciação Científica como instrumento de transformação social’
Ciro Marques Reis - Diretor do Departamento de Capacitação e Apoio à Formação de Recursos Humanos da UERJ (2020 - atual) e Coordenador do Programa de Iniciação Científica da UERJ (2016-2019)
10h10 às 10h30 - Debate
10h30 às 11h15 - Mesa 1 ‘Impactos na vida pessoal e acadêmica dos bolsistas do IC Manguinhos”
Apresentações dos bolsistas IC Manguinhos
Coordenação: Patrícia Constantino11h15 às 12h - Mesa 2 ‘Impactos na vida pessoal e acadêmica dos bolsistas do IC Manguinhos”
Apresentações dos bolsistas IC Manguinhos
Coordenação: Vivian Studart
12h às 13h - Brunch