Ceensp sobre devastação no Rio Grande do Sul está disponível na íntegra em vídeo
O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, da ENSP/Fiocruz, que discutiu o tema 'A destruição gaúcha: causas e soluções' está disponível na íntegra no canal da Escola no Youtube. O Ceensp sobre o desastre que devastou municípios do Rio Grande do Sul principalmente em maio deste ano foi realizado nesta quarta-feira (17/7), de forma totalmente remota. Participaram do encontro a professora doutora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, Gabriela Marques Di Giulio, e o vereador de Porto Alegre Giovani Culau (PCdoB). O evento foi coordenado pelos pesquisadores do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA) e Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), Clementina Feltmann e Francisco Pedra, respectivamente.
A partir de 28 de abril, chuvas intensas, ventos fortes e enchentes generalizadas atingiram o estado do Rio Grande do Sul, causando mais de 160 pessoas e afetando 2,3 milhões de pessoas. De acordo com os organizadores do Centro de Estudos, agências e autoridades meteorológicas previram os eventos com uma “precisão assustadora”. Uma semana após a enchente, especialistas apontaram as chuvas extraordinárias como a principal causa.
Ainda segundo os coordenadores do Ceensp, as análises de estudiosos do tema alertaram repetidamente sobre o impacto e as ameaças iminentes das mudanças climáticas provocadas pelas emissões de carbono em todo o mundo, bem como sobre as deficiências das políticas implementadas por políticos imprudentes que negam as mudanças climáticas. Um dos principais debates após a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul nas últimas semanas foi sobre o papel do Estado na prevenção e no enfrentamento às inundações.
Assista às palestras e debates do Centro de Estudos na íntegra:
Nenhum comentário para: Ceensp sobre devastação no Rio Grande do Sul está disponível na íntegra em vídeo
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.