Busca do site
menu

Pesquisadoras da ENSP chegam à semifinal do prêmio Jabuti Acadêmico 2024

ícone facebook
Publicado em:15/07/2024
Dois dos três livros da Editora Fiocruz que estão na semifinal do prêmio Jabuti Acadêmico 2024 têm pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) entre os autores. As três obras foram indicadas no eixo Ciência e Cultura.

O livro “Avaliação das Políticas de Alimentação e Nutrição: contribuições teóricas e práticas” concorre na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição. As organizadoras são a coordenadora do Laboratório de Ensino em Pesquisa em Alimentação e Nutrição da ENSP, Denise Cavalcante de Barros e as pesquisadoras do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (ENSP) Marly Marques da Cruz e Santuzza Arreguy Silva Vitorino. Assegurar à população os direitos constitucionais de alimentação e nutrição é ainda um grande desafio no Brasil, onde coexistem problemas nutricionais diversos, agravados durante a pandemia da Covid-19. Neste lançamento da Editora Fiocruz, as organizadoras reuniram uma rede de 28 pesquisadores e profissionais da área, com quem dividem a autoria de seis dos catorze capítulos, em que se evidencia o papel central da avaliação no ciclo da política pública. A obra, elaborada em duas partes, conjuga os aspectos teóricos e práticos. 

Já na categoria “Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social”, o livro semifinalista é “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil”. Os autores são as pesquisadoras da ENSP Márcia Fausto e Ligia Giovanella, além do professor da UFBA e membro do Grupo de Pesquisas em Atenção Primária à Saúde (PeqAPS) da ENSP, Adriano Maia dos Santos, da professora da USP Aylene Bousquat, e da professora da UFF Patty Fidelis de Almeida. A obra busca compreender as particularidades dos contextos rurais remotos brasileiros, tendo em vista a organização e provisão da Atenção Primária à Saúde (APS), alinhada aos princípios basilares do Sistema Único de Saúde (SUS).

O livro é composto de 14 capítulos distribuídos em três partes, além da Introdução. Cada capítulo trata de temas diversos envolvidos no acesso e na organização da APS nos diferentes cenários da pesquisa e relacionados com dificuldades presentes em todos os territórios do estudo. A publicação representa o esforço do grupo de pesquisa do CNPq Pesquisas em Atenção Primária à Saúde, em que, há duas décadas, pesquisadores de diversas áreas e instituições de ensino e pesquisa do nosso país, como a Fiocruz, UFF, UFBA, Ufopa, Univasf, USP e Uerj, debruçam-se sobre a temática da saúde rural remota brasileira.

Outro livro publicado pela Editora Fiocruz que está na semifinal da premiação é “Testosterona: a biografia de um hormônio”, de autoria de Lucas Tramontano, do IFF. Ele concorre na categoria “Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais”. 

Saiba mais no site do Prêmio Jabuti

    



Seções Relacionadas:
Divulga ENSP Fique por Dentro Prêmios

Nenhum comentário para: Pesquisadoras da ENSP chegam à semifinal do prêmio Jabuti Acadêmico 2024