Busca do site
menu

Disciplina 'Expressões do Racismo e Saúde' abre inscrições; alunos externos são aceitos

ícone facebook
Publicado em:14/06/2024
Estão abertas, até o dia 21 de junho, as inscrições para a disciplina "Expressões do Racismo e Saúde", que será ministrada no segundo semestre de 2024 da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O curso vai receber alunos externos. Serão aceitos alunos dos programas de Stricto Sensu da ENSP e da Fiocruz, além de alunos dos cursos do Lato Sensu e graduados. Oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Pública, a disciplina será de 22 de agosto a 21 de novembro. Há 50 vagas disponíveis. Inscreva-se pelo site acesso.fiocruz.br.  

No documento com os procedimentos de inscrição nas disciplinas que aceitam alunos externos, há instruções para realizar a inscrição. Clique aqui e confira.

De acordo com a ementa, o objetivo geral do curso é produzir reflexões sobre ser negro/a na sociedade brasileira capitalista, marcada pela colonialidade, pelo racismo e suas expressões, presentes especialmente no campo da saúde. Nas aulas, "discute-se o racismo como um potente marcador social das desigualdades em saúde, produtor de dinâmicas sociais racializadas, que se expressam em diversas dimensões, tanto material quanto simbólica, repercutindo nos processos de determinação social da saúde". A ideia é compreender, problematizar e debater estratégias de enfrentamento sobre os processos pelos quais o racismo se conforma, se reproduz e se expressa na sociedade e nas instituições brasileiras, sustentado por narrativas de dominação. A coordenação é da pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS/ENSP) Roberta Gondim.