Lançamento: vídeos narram história e atividades do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP
Por Danielle Monteiro
Nesta quarta-feira (5/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, a ENSP lançou o vídeo A pesquisa no Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental. O produto é o primeiro de uma série de 13 vídeos que integram o projeto Ciência, Saúde Pública e Sociedade: estratégias de fomento à divulgação científica. A iniciativa é fruto de um trabalho colaborativo, envolvendo a Vice-Direção de Pesquisa e Inovação (VDPI), a Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP) e os departamentos, centros e serviços laboratoriais da Escola. O evento foi organizado pela VDPI e o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP).
Com direção de Leo de Souza Santos, o vídeo institucional apresenta a área da pesquisa do Departamento de Saúde e Saneamento Ambiental da ENSP, mostrando seus projetos, aplicações, produtos e interfaces com o ensino e a gestão em saúde, em perspectiva interdisciplinar e intersetorial, assim como em uma contextualização histórica e organizacional do departamento na Escola. “O vídeo tem por finalidade descrever a trajetória do DSSA e sua atuação ao longo de seus 70 anos, uma vez que coincide com o mesmo tempo de existência da ENSP”, explica o chefe do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental, Marcos Denicio. Ele adianta que, a cada ano, na Semana Nacional do Meio Ambiente, o DSSA promoverá um evento para divulgar o trabalho que desenvolve internamente.
A vice-diretora de Pesquisa e Inovação da ENSP, Luciana Dias, conta que a iniciativa permite um conhecimento mais abrangente sobre o departamento. “O vídeo enfatiza as pesquisas, mas também apresenta as atividades de ensino e prestação de serviços do departamento, pois eles estão conectados com os estudos desenvolvidos”, realçou. A vice-diretora também salienta que o DSSA é fundante da ENSP, sendo a área de Saneamento e Saúde ambiental tradicional da saúde pública e fundamental para a melhoria das condições de vida e saúde das populações, integrando, portanto, a missão da Escola.
Assista, abaixo, ao vídeo A pesquisa no Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental:
Na ocasião, também foi lançada a animação Apresentação do Departamento de Saúde e Saneamento Ambiental da ENSP, roteirizada com a colaboração de um grupo de pesquisadores do DSSA. O vídeo foi contemplado pela Chamada de Apoio à Divulgação Científica, que integra o Programa de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico aplicado à Saúde Pública. Com direção de Lia Fortes, o produto apresenta o DSSA, seus projetos de ensino, pesquisa e serviços, sendo narrado por dois personagens, Cynamon e Odir, inspirados nos pesquisadores Szachna Eliasz Cynamon e Odir Clécio da Cruz Roque, figuras icônicas na história do departamento e da ENSP. Desejo antigo do DSSA, a iniciativa é uma forma de apresentar o departamento em linguagem simples e de modo ilustrado ao público, em homenagem a seus pesquisadores.
Assista, abaixo, à animação Apresentação do Departamento de Saúde e Saneamento Ambiental da ENSP:
Os vídeos institucionais do projeto Ciência, Saúde Pública e Sociedade permitem divulgar projetos, resultados e produtos de pesquisas científicas aplicadas à Saúde Pública/Saúde Coletiva dos departamentos e centros da ENSP, inclusive de seus laboratórios. A ideia é promover maior integração entre as áreas da pesquisa na Escola, permitindo que se conheça, internamente na própria subunidade, na ENSP e na Fiocruz, o trabalho que elas desenvolvem e suas interfaces com o ensino, a extensão, a gestão, os serviços e a cooperação no contexto do SUS.
Os vídeos institucionais cumprem, ainda, um papel de apresentar a subunidade junto à população em geral e a outras instituições acadêmicas e científicas, assim como da gestão do SUS, possibilitando parcerias, projetos conjuntos e atração de alunos e pesquisadores em colaborações em pesquisa e ensino.
Está previsto um lançamento conjunto dos 13 vídeos na semana de aniversário dos 70 anos da ENSP, em setembro.
Nenhum comentário para: Lançamento: vídeos narram história e atividades do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.