Busca do site
menu

Fiocruz assina termo de compromisso em programa pró-equidade de gênero e raça

ícone facebook
Publicado em:03/06/2024

Por Ricardo Valverde (ANF/Fiocruz)

O Ministério das Mulheres promoveu a cerimônia de assinatura dos termos de compromisso que oficializam a participação de empresas e instituições na 7ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. O evento, realizado na última terça-feira (28/5), no auditório do Banco do Brasil, em Brasília, contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, de autoridades governamentais, representantes da ONU Mulheres, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de diretores de empresas, de organizações parceiras e de membros da administração pública federal. A Fiocruz foi uma das 103 empresas e instituições que assinaram o termo de compromisso.

A chefe de Gabinete da Fiocruz, Zélia Profeta, representou a Presidência da Fundação na cerimônia e assinou o termo de compromisso (foto: Fiocruz Brasília).

Com a assinatura, as participantes firmaram o compromisso de implementar planos de ação para promover a equidade de gênero e raça na cultura organizacional e gestão de pessoas de suas empresas. Em março de 2026, após a execução do plano, elas deverão apresentar um relatório final com os resultados alcançados. O Ministério das Mulheres anunciará aquelas que se destacaram pelas práticas de igualdade em maio daquele ano e, em junho, será realizada a cerimônia de entrega do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.

A ministra Cida Gonçalves destacou que “é fundamental garantir a democracia, que represente a real cara do povo brasileiro. Com esse programa queremos transformar as relações entre homens e mulheres. Esse gesto simples pode não custar nenhum recurso para a empresa, mas pode salvar vidas de mulheres, permitir que entrem no mercado de trabalho, que ascendam profissionalmente, que cresçam no mundo dos estudos, e é também uma iniciativa civilizatória em um Brasil que reassume o seu papel no mundo. Essas ações fazem a diferença não apenas na vida das mulheres, mas também nas de homens e crianças”.

Há poucos dias, a ministra esteve em Genebra chefiando a delegação brasileira que participou da 88ª Sessão da Comissão sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW) da ONU. Segundo ela, o governo brasileiro foi bastante cobrado, em uma sabatina com 23 peritas internacionais do CEDAW, por retrocessos ocorridos na gestão anterior.

A chefe de Gabinete da Fiocruz, Zélia Profeta, representou a Presidência da Fundação na cerimônia e assinou o termo de compromisso. “Esse programa do governo federal é muito importante porque estimula as empresas a trabalhar numa perspectiva de fortalecer a pró-equidade de gênero e raça. A Fiocruz obteve o primeiro selo em 2009 e desde então vem fortalecendo e ampliando suas ações nessa área, primeiro com a pró-equidade de gênero e depois incluindo ações para a pró-equidade de raça”.

Zélia ressaltou que, em 2023, o primeiro ato do presidente Mario Moreira foi a criação da Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa), ligada à Presidência da Fiocruz. “O objetivo é implementar, de forma transversal a toda a instituição, ações que assegurem o aprofundamento da discussão e a efetivação de políticas para a equidade e a inclusão. Além de fortalecer o enfrentamento ao racismo, ao machismo, aos preconceitos vários e às violações aos direitos das pessoas. Participar de um programa como esse do governo federal é reafirmar a política que o presidente Mario Moreira vem tentando estimular e fortalecer na Fiocruz. Além disso, a proposta prevê a construção de um banco de boas práticas de igualdade de gênero e raça no âmbito da gestão de pessoas e da cultura organizacional. Então, existe a possibilidade de disseminarmos o que vem sendo desenvolvido na Fiocruz para outras instituições e empresas”.

+ Leia a matéria completa da AFN


Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Nenhum comentário para: Fiocruz assina termo de compromisso em programa pró-equidade de gênero e raça