Busca do site
menu

PICS na ENSP/Fiocruz: atividades terapêuticas crescem cerca de 19%

ícone facebook
Publicado em:29/05/2024
A auriculoterapia foi a prática mais buscada pelos usuários
Por João Guilherme Tuasco* 

“À medida em que os benefícios das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são sentidos e divulgados, a procura torna-se crescente”. É o que observam as pesquisadoras da ENSP Zélia Andrade, Inês Reis e Janete Romeiro sobre as ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho (GT) PICS da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O GT foi criado em 2020 para implementar, capacitar e promover essas abordagens terapêuticas. Nos primeiros quatro meses do ano, 930 usuários participaram das ações promovidas pelo grupo. Em janeiro, 170 pessoas foram atendidas, já em março o número subiu para 202, um aumento de 18,8%, de acordo com dados obtidos no Serviço de Documentação e Informação em Saúde (SEDIS/CSEGSF). A expectativa é de que o número de participantes continue crescendo.  

Incorporadas ao Sistema Único de Saúde, as práticas promovem melhorias na vitalidade dos pacientes. Na ENSP, há ações de auriculoterapia, aromaterapia, meditação, reflexologia podal, reiki, yoga, terapia floral e Terapia Comunitária Integrativa (TCI) em diferentes horários. As sessões são destinadas a estudantes, residentes, estagiários e profissionais da Fiocruz, além dos usuários dos serviços de saúde da ENSP. A auriculoterapia foi a prática mais buscada pelos usuários, com 369 atendimentos nos quatro meses do primeiro semestre, sendo 144 só em março.  


O GT tem se empenhado em promover a expansão das PICS, aprimorando o atendimento ao público. “Tem sido uma trajetória inovadora e desafiadora na ENSP”, afirma a equipe. “Nós também conseguimos ampliar o atendimento para o campus Maré da Fiocruz e, recentemente, no Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), na Zona Oeste”, destaca. O grupo depende da disponibilidade voluntária de cada profissional, pois não há regulamentação específica para atuar na área.   

Na Sala Mario Sayeg do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), as atividades coletivas ocorrem duas vezes na semana. Na segunda-feira, há Roda de Terapia Comunitária Integrativa, das 10h às 12h, e a meditação, aromaterapia, auriculoterapia e reflexologia podal entre 12h e 14h.  Já na quarta-feira, a Roda de TCI é das 10h às 10h40 e a meditação, aromaterapia e auriculoterapia vai das 11h45 às 13h. 

As atividades individuais, como terapia floral, reiki, aromaterapia e auriculoterapia ocorrem com agendamento prévio no Espaço PICS, no segundo andar do prédio da ENSP. O local conta com macas, e os materiais indispensáveis para as práticas e é organizado para ser, de acordo com o GT, um ambiente acolhedor para terapeutas e para o público a ser atendido. É aromatizado com os conhecimentos da Aromaterapia e as cores foram escolhidas com a contribuição da Cromoterapia. O Espaço PICS faz parte do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT), vinculado à Vice Direção de Desenvolvimento Institucional e Gestão (VDDIG/ENSP). Os agendamentos devem ser realizados pelo e-mail pics.ensp@fiocruz.br.  

Além das atividades, o GT promove capacitações e participa de eventos e ações integradas com o Ensino. A equipe também participa do módulo de PICS na Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da ENSP. No Centro de Saúde, as profissionais atendem grupos da Estratégia da Saúde da Família como o Grupo de Tabagismo. 

*Sob supervisão da jornalista Barbara Souza

Seções Relacionadas:
Assistência Fique por Dentro

Nenhum comentário para: PICS na ENSP/Fiocruz: atividades terapêuticas crescem cerca de 19%