Paulo Amarante recebe título de Cidadão Carioca e Laps/ENSP, moção
Na noite desta quarta-feira (22/5), o pesquisador emérito da Fiocruz Paulo Amarante recebeu o título de Cidadão Honorário na Câmara Municipal do Rio. A homenagem reconheceu o importante legado do pesquisador da ENSP no campo da saúde mental, construído pelo psiquiatra capixaba a partir das pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro.
O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, e o diretor da ENSP, Marco Menezes, prestigiaram o evento. A proposta de homenagear Amarante como Cidadão Carioca partiu da vereadora Luciana Boiteux (PSOL/RJ) e foi aprovada pelo plenário da Câmara no projeto de decreto legislativo nº 319/2024.
Em sua trajetória, Amarante fundou o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP), o primeiro Curso Básico de Acompanhamento Domiciliar em Saúde Mental e a primeira Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Brasil, criada na ENSP em convênio com o Ministério da Saúde.
O pesquisador é ainda Presidente de honra da Abrasme, Doutor Honoris causa pela Universidade Popular das Madres da Plaza de Mayo e membro do Conselho Consultivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD), uma rede de organizações não governamentais, coletivos e especialistas que debatem sobre a questão das drogas.
Na cerimônia também foram entregues moções. O LAPS/ENSP recebeu a comenda pelo trabalho realizado no campo da saúde mental, luta antimanicomial e proibicionismo. Outros homenageados foram: Núcleo Estadual do Rio de Janeiro do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial (NEMLA), Loucura Suburbana, Tá Pirando, tá pirado, pirou, Feminismos Antimanicomiais, Abrasme, ACIERJ, LaPTE/UFRJ, PROJAD, Museu de Imagens do Inconsciente, Museu Bispo do Rosário, Espaço Normal, ABORDA, Coletivo Brisa, Programa Institucional de Política de Drogas, Direitos Humanos e Saúde Mental da presidência da Fiocruz e IPUB/UFRJ.
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro
Fique por Dentro
Nenhum comentário para: Paulo Amarante recebe título de Cidadão Carioca e Laps/ENSP, moção
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.