Por meio da Rede APS, pesquisadoras da ENSP promovem ações de apoio ao Censo das UBS
1º Seminário da Rede APS de 2024
Censo Nacional das UBS do SUS: diagnóstico nacional das condições de infraestrutura e oferta de ações e serviços na APS
A Rede APS vai promover o 1º Seminário on-line de 2024 sobre o Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde do SUS. O evento será no dia 28/4, a partir das 10h, com transmissão pelo canal 'TV Abrasco', no Youtube. No Seminário, o Censo das UBS será apresentado em suas dimensões e componentes na perspectiva da institucionalização da avaliação da Atenção Primária em Saúde (APS) no SUS e serão discutidas estratégias para sua implementação. A perspectiva é impulsionar o processo de participação no Censo, que envolve a gestão do SUS nos âmbitos federal, estadual e municipal e os profissionais das UBS. O evento terá a participação de Julio Pedroza (Sistemas e Serviços de Saúde e Capacidades Humanas para a Saúde, OPAS- Brasil) e Shirley MD Morales (CNS e Abrasco), na mesa de abertura. Na mesa redonda, estarão Felipe Proenço, Secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), Luiz Augusto Facchini, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Rede APS, a representante do Conass, Maria José de Oliveira Evangelista, pelo Conasems, Cristiane Martins Pantaleão. A coordenação do seminário é da pesquisadora da ENSP/Fiocruz e do CEE-Fiocruz, Ligia Giovanella, que lidera a Rede APS.
"É urgente a realização do Censo para termos um bom diagnóstico das condições das Unidades Básicas no país. O último foi realizado em 2012, ou seja, já faz 12 anos. O Censo das UBS possibilitará um diagnóstico nacional das condições de infraestrutura e oferta de ações e serviços na APS do SUS. Vai permitir identificar os potenciais e as fragilidades da nossa atenção básica no SUS com informações atualizadas e sistematizada sobre a realidade assistencial da APS no SUS para orientar as políticas de investimento e de educação permanente, ou seja, vai dar subsídios para o planejamento de ações e estratégias pelos gestores federais, estaduais e municipais a fim de aprimorar a atenção aos usuários. É muito importante o envolvimento e apoio dos profissionais de todas as UBS neste processo", afirma Ligia. Ela acrescenta ainda que o Censo vai identificar as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras das UBS. "Espera-se que os resultados Censo impactem positivamente no cotidiano do trabalho de cada profissional".
Também pesquisadora da ENSP e integrante do Comitê Gestor da Rede APS, Maria Helena Mendonça é suplente de Ligia Giovanella como representante da Rede de Pesquisa em APS na coordenação nacional formada para acompanhar das atividades ligadas ao Censo nos âmbitos estadual e municipal. A coordenação conta com um total onze pesquisadores, oriundos da Universidade Federal do Pelotas, da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal da Paraíba, além da ENSP/Fiocruz. "Já organizávamos equipes no âmbito estadual, também com professores, pesquisadores e pessoas com alguma articulação com os serviços, numa espécie de grupo de trabalho. Cada um de nós da coordenação nacional irá acompanhar alguns estados, divididos entre nós proporcionalmente pelo número de UBS", detalhou Maria Helena.
No primeiro momento, da abertura do censo, se deu agora dia 6 de maio, abrindo uma plataforma no e-Gestor do Ministério para que os gestores municipais manifestassem o seu interesse de participar do censo. Uma das principais atividades da coordenação nacional é estimular a adesão dos gestores ao Censo. "As dimensões principais que esse instrumento cobre são dados sobre a composição das equipes, condições de infraestrutura, saúde digital, acesso a métodos de diagnóstico e medicamentos, promoção da saúde por meio de ações intersetoriais e comunitárias. Também vai incluir saúde bucal, atuação dos agentes e a coordenação do cuidado. Com isso, buscamos estimular uma cultura de avaliação e planejamento nas UBS, permitindo que as equipes venham posteriormente a utilizar os dados, informações e evidências para reorganizar seus processos de trabalho", explicou a pesquisadora.
O instrumento de coleta de dados do Censo das UBS expressa, nas suas dimensões e componentes, os princípios do SUS, os atributos da APS e, principalmente, as diretrizes da Estratégia Saúde da Família. Espera-se que, a partir dos resultados do Censo das UBS, seja possível indicar elementos essenciais para investimentos em infraestrutura, processos organizacionais e de educação permanente, orientando e apoiando os gestores nacionais, estaduais e municipais nos processos de planejamento das ações de saúde e de formulação políticas públicas em APS.
O Censo será realizado por meio de um questionário eletrônico on-line, a ser respondido pelo responsável pela Unidade Básica de Saúde. A adesão do gestor municipal é voluntária e não está vinculada a incentivo financeiro. A iniciativa contempla as mais de 50 mil UBS atualmente cadastradas no CNES. Confira abaixo a programação do 1º Seminário da Rede APS de 2024, com o tema 'Censo Nacional das UBS do SUS: diagnóstico nacional das condições de infraestrutura e oferta de ações e serviços na APS'.
9h - 9h30: Mesa de abertura
Rosana Onocko – Abrasco, representante da OPAS, representante do CNS
9h30 - 12h: Apresentações
Censo Nacional da UBS - Felipe Proenço – SAPS/MS
Perspectivas do Conass
Perspectivas do Conasems
Luiz Augusto Facchini – UFPel / Rede APS
Coordenação: Ligia Giovanella (CEE Fiocruz)
Saiba mais sobre o Censo:
O Ministério da Saúde anunciou a abertura para manifestação de interesse do gestor municipal em participar do Censo das Unidades Básicas de Saúde (UBS), marcando a retomada do diagnóstico dessas unidades após 12 anos. Manifestar interesse por meio do módulo de adesão no sistema 'Gerencia APS', disponibilizado na plataforma e-Gestor, é o primeiro passo para participar do censo. O link para acesso à manifestação de interesse é acesso-egestoraps.saude.gov.br/login. O Manual de Orientações para manifestação de interesse do Censo das UBS está disponível aqui. Por fim, o prazo para manifestação de interesse é até 02/06/2024. Já a coleta de dados do Censo inicia no dia 03/06/2024.
A adesão ao Censo é fundamental para todos os municípios, pois irá proporcionar uma base sólida para decisões informadas que impactarão positivamente a saúde de milhões de brasileiros. As UBS que participarem estarão na vanguarda do esforço nacional para elevar o padrão da atenção à saúde no SUS no Brasil, promovendo um futuro mais saudável e equitativo para todos. O censo busca estimular uma cultura de avaliação e planejamento nas UBS, permitindo que as equipes utilizem dados, informações e evidências para reorganizar seus processos de trabalho. Com isso, espera-se superar desafios, oferecendo um conjunto de recomendações estratégicas para aprimorar os e serviços de APS.
Assista à fala do professor Luiz Augusto Facchini (UFPel/Rede APS) sobre o tema na 4ª Reunião CIT 2024:
Nenhum comentário para: Por meio da Rede APS, pesquisadoras da ENSP promovem ações de apoio ao Censo das UBS
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.