Busca do site
menu

Servidores da Saúde iniciam mestrado da ENSP/Fiocruz

ícone facebook
Publicado em:25/04/2024
Parceria entre SES-DF e ENSP oferece capacitação profissional voltada à avaliação em saúde para 29 profissionais da pasta


A abertura do curso de mestrado profissional voltado à avaliação em saúde foi realizada, nesta segunda-feira (22/04), na sede da Fiocruz, em Brasília. A capacitação oferecida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com a ENSP/Fiocruz, tem 29 servidores da pasta inscritos.

O evento contou com a participação do secretário-adjunto de Governança da SES-DF, Ricardo Baitello, que acredita que os futuros mestrandos devem fortalecer o corpo técnico da Secretaria. “É fundamental investir em capacitação e essa parceria com a Fiocruz é algo muito significante. Quero parabenizar a todos os aprovados, porque conciliar trabalho com estudo exige esforço e dedicação”, afirmou.

A coordenadora do mestrado profissional, Gisela Cardoso, explicou que essa é a segunda edição do mestrado. “Temos um grupo de aprovados muito bem qualificado e priorizamos os profissionais que poderiam conciliar com suas atividades na SES. Essa parceria é muito rica, pois os profissionais podem refletir e discutir sobre suas práticas. Nosso princípio é despertar esse espírito investigativo, crítico e criativo neles”, destacou.

A enfermeira de família e comunidade da SES-DF, Luana Maria da Paz, foi uma das aprovadas e já começa a pensar nas aplicações do que vai aprender. “Quero aprimorar nosso processo de trabalho. Sinto que trabalhamos muito com monitoramento, mas não evoluímos para avaliação. Por isso, pretendo implementar ferramentas de avaliação na minha área”, explica, animada.

Segundo a coordenadora do curso, “espera-se que esse aprendizado permita identificar fragilidades e potencialidades da formulação, implementação e avaliação das intervenções de saúde, contribuindo para tomada de decisões na reorientação de suas estratégias”.

Denise Salviano é da Gerência de Contratualização Regionalizada da SES-DF e está ansiosa para aprender mais sobre monitoramento e avaliação. “Eu já estava interessada em fazer um mestrado. Ter a oportunidade de estudar com o apoio da minha instituição é muito gratificante. É uma oportunidade incrível que a SES-DF me ofereceu”, destaca.

Parceria

A diretora executiva substituta da Escola Fiocruz de Governo de Brasília, Luciana Sepúlveda, destacou a importância da parceria da fundação com a Secretaria na capacitação dos profissionais de saúde, de modo a levarem o melhor atendimento à população. “Temos que fortalecer essa cultura de avaliação e monitoramento. A Fiocruz é a instituição que mais forma profissionais de saúde no país. Aqui em Brasília temos essa integração nos faz mais fortes e mais aptos a trazer respostas para o Brasil inteiro”, ponderou.

A diretora ressaltou que o fato de o curso ser realizado no Distrito Federal será uma oportunidade de trazer experiências novas também para os professores do curso e da própria Fiocruz, já que o DF possui, do ponto de vista do SUS, características tanto municipais quanto estaduais. O mestrado profissional tem carga horária de 1.440 horas.

Foto:  Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Fonte: Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS Ensino

Nenhum comentário para: Servidores da Saúde iniciam mestrado da ENSP/Fiocruz