Busca do site
menu

Pesquisadora da ENSP participa de debate sobre Ética e Povos Indígenas

ícone facebook
Publicado em:16/04/2024
Para marcar o Abril Indígena, na próxima quarta-feira, 17 de abril, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) realizará o debate 'Ética e Povos Indígenas', que discutirá o protagonismo indígena na produção acadêmica. O evento contará com a participação da pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Ana Lúcia Pontes, integrante do Grupo Temático Saúde Indígena da Abrasco. Os interessados podem acompanhar a transmissão, ao vivo, a partir das 10h, pelo Youtube. 

A produção de dados sobre povos indígenas está permeada por dilemas, conflitos e por violação de direitos desses povos. Mesmo diante de alguns marcos e portarias que oferecem alguma proteção nestes processos, poucos são os avanços em relação às transformações na vida e protagonismos indígenas na nossa sociedade, particularmente no campo acadêmico.

Existe no momento um único regime de regulamentação para povos indígenas envolvendo o CONEP, sejam para sujeitos indígenas isolados, em território ou em contexto urbano, o que gera descontentamento de diversas lideranças. 

Por outro lado, o crescimento das ações afirmativas levou ao crescimento de indígenas pesquisadores, que se vêem com a obrigatoriedade de aprovar suas pesquisas em seus próprios territórios em nível de CONEP, que desconhece suas realidade e sobrepõe a autorização das lideranças locais. Por fim, recentemente o PL6007 ameaça todo sistema CEP/CONEP, e precisamos formar uma frente de resistência. Esta edição da Ágora Abrasco pretende agregar diversos atores sociais para promover esse amplo debate.

Ágora Abrasco especial Abril Indígena: Ética e povos indígenas

Data: 17/4, às 10h

Coordenação:
Eliana Diehl (UFSC, GT Saúde Indígena Abrasco) 

Expositores:
Laís Alves de Souza Bonilha e Márcia Falcão (CONEP/CNS) 
Braulina Baniwa (ABIA- Articulação Brasileira de Indígenas Antropologes, UNB, ANMIGA) 
Luciana Brito (GT Bioética Abrasco, UNB, Instituto Anis) 
Putira Sacuena ( representante da Comissão Intersetorial de Saúde Indigena /CNS, Assessora SESAI); Ana Lucia Pontes (ENSP/Fiocruz, GT Saúde Indigena Abrasco)

Assista ao vivo:


Fonte: Abrasco
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Pesquisadora da ENSP participa de debate sobre Ética e Povos Indígenas