Busca do site
menu

Alunos de Iniciação Científica de Manguinhos apresentam resultados de projetos de pesquisa

ícone facebook
Publicado em:15/04/2024

Por Bruna Abinara*

Os alunos do Programa de Iniciação Científica (IC) de Manguinhos apresentaram os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos ao longo de 2023 na última quinta-feira (11/4). O encontro aconteceu no Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves), no campus Maré da Fiocruz. Os estudos apresentados contaram com o fomento de um edital piloto, apoiado pela Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz) e protagonizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca(ENSP/Fiocruz). Além de ser um momento de celebração para orientadores e alunos, a Reunião Anual de Iniciação Científica também comemorou a renovação das bolsas para mais um ano.   

A coordenadora de Iniciação Científica da ENSP, Patrícia Constantino, contou que a reunião foi um momento de muito debate e troca entre os alunos e os orientadores dos projetos. A coordenadora explicou que foram dez trabalhos apresentados com temas sobre tecnologia, impactos da pandemia de COVID-19 na saúde docente, desenvolvimento infantil, paleontologia, agrotóxicos, redes de apoio e legislação migratória. "Todas as apresentações foram de muita qualidade, muito rigor científico e também foram muito impactantes emocionalmente. Os alunos são moradores do entorno da comunidade de Manguinhos e ficou nítida a implicação de cada jovem com o seu projeto de pesquisa", disse Patrícia.   

+ Confira mais sobre os trabalhos apresentados

Os alunos comentaram as experiências na IC com muito orgulho. Para Ana Carolina Brandão, a oportunidade abriu portas para que a aluna de Enfermagem se tornasse também mestranda em Saúde Pública pela ENSP. “O meu primeiro passo para estar aqui foi ter as portas abertas pela Iniciação Científica, que é um projeto muito importante para mim e para todas os universitários que queiram começar a trilhar o caminho de pesquisador”, contou Ana Carolina.   

A aluna Ana Caroline Silva desenvolveu na IC uma pesquisa sobre as múmias Itacambira. Ela conta que a dedicação ao tema desencadeou um processo de redescoberta acadêmica. A partir das novas possibilidades profissionais que surgiram, a aluna deixou o curso de Radiologia para começar uma nova graduação em Ciências Biológicas.“A Iniciação Científica realmente mudou minha perspectiva de vida, porque eu tinha um pensamento, mas ao passo que fui conversando e entendendo mais sobre o que estava estudando, descobri outras opções”, afirmou Ana Caroline. 

A IC representa também um momento para os alunos experimentarem abordagens diferentes de seus campos de estudo. A aluna Letícia Oliveira uniu Museologia e Antropologia para realizar uma exposição com desenhos de crianças. Enquanto os alunos Fellipe do Nascimento e Gabriel Campos, envolvidos no projeto de desenvolvimento de um aplicativo voltado para saúde, contaram ter vivido experiências únicas durante o programa e já pensam no futuro da tecnologia que ajudam a criar. "O projeto é um aplicativo desenvolvido diretamente para a Saúde Pública. Ele ainda está em desenvolvimento, mas futuramente vai agregar muito. Estamos trabalhando bastante para isso", contou Gabriel. 

*Sob supervisão da jornalista Bárbara Souza


Seções Relacionadas:
Pesquisa Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Alunos de Iniciação Científica de Manguinhos apresentam resultados de projetos de pesquisa