Busca do site
menu

Prorrogadas as inscrições para o mestrado profissional em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde

ícone facebook
Publicado em:24/05/2024
Por Danielle Monteiro

Foram prorrogadas as inscrições para o mestrado profissional em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, oferecido pela ENSP, em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS). O prazo para envio de documentação de inscrição via plataforma foi alterado para 7 de junho (às 16h). Com a publicação desta retificação, desconsidera-se o prazo anterior, que era 24 de maio. O curso é destinado a técnicos e gestores da Saps. Essa é a primeira turma de mestrado profissional em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, com foco na gestão da Atenção Primária, ofertada pela Escola.

AVISO (publicado em 15/5): O sistema de inscrição (SIEF) está fora do ar para manutenção. As inscrições serão possíveis novamente a partir de 21/5 e o prazo final para inscrição se encerra em 7/6. É necessário o envio da documentação completa. 

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a capacidade de análise estratégica, formulação de políticas e gestão de sistemas e serviços de saúde no país, considerando o papel central da Atenção Primária à Saúde para o SUS, frente às múltiplas crises e profundas transformações em curso. A formação visa construir lideranças e gerar mudanças, transformações e inovações na gestão, aplicáveis à realidade nacional e a outros contextos e escalas, visando o enfrentamento dos principais desafios que se colocam para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Inscrições

Para ter acesso ao formulário de inscrição, é necessário realizar um cadastro no site Acesso Fiocruz, seguindo os passos descritos no edital do curso. Para se inscrever, é necessário o envio da documentação completa, incluindo a Carta de Anuência (para cursar o mestrado), que deve estar em papel timbrado e assinada, com carimbo, por diretor(a), secretário(a) ou, eventualmente, coordenador(a)-geral da SAPS/MS.

Confira, abaixo, os documentos necessários para a inscrição:

a) Documento de identificação

b) Currículo atualizado em PDF, criado na Plataforma Lattes-CNPq, em que conste o endereço de acesso do currículo do candidato na página do CNPq 

c) Carta de intenção, com trajetória profissional e inserção atual do candidato, expectativas em relação ao curso de mestrado profissional, análise de cenário referida ao espaço institucional / política em que atua, indicação justificada de foco de intervenção/investigação pretendido, bem como estratégia preliminar. A carta deve ter até cinco páginas, com letra Arial 12.

d) Carta de Anuência (para cursar o mestrado) assinada por diretor(a), secretário(a) ou, eventualmente, coordenador(a)-geral da SAPS/MS

e) Diploma de graduação (frente e verso no mesmo arquivo), digitalizado, ou declaração de conclusão de curso, com validade de 01 (um) ano, informando data de colação de grau já realizada, emitida pela instituição do candidato


Serão ofertadas, ao máximo, 25 vagas, das quais 30% são reservadas para Ações Afirmativas.


As aulas iniciam em 10/09 e serão realizadas na modalidade presencial, na cidade de Brasília (DF), com carga horária total de 1.440 horas. 

Segundo o vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP e coordenador da iniciativa, Eduardo Melo, o curso deve contribuir para ampliar a capacidade de gestão de atores que atuam nas políticas nacionais para a Atenção Primária à Saúde, além de facilitar a sistematização, análise e implementação de ações de gestão nessa área. “Para a ENSP, representa também a possibilidade de fazer uma oferta inédita no mestrado profissional, em uma área tradicionalmente forte na Escola, contando com a participação de colegas de diferentes departamentos, contemplando dimensões e objetos da gestão e, eventualmente, de parceiros externos, sob a coordenação de pesquisadores do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/Ensp), vinculados ao Programa Profissional em Saúde Pública”, afirma Melo. 

Para a coordenadora da iniciativa e pesquisadora do Daps/ENSP, Mariana Vercesi, "o curso representa mais uma forma de cooperação da Escola com o aprimoramento da gestão do SUS e a Política Nacional de Atenção Básica, envolvendo diretamente um conjunto de técnicos e gestores do Ministério da Saúde encarregados desta política". Segundo ela, ao formar e qualificar profissionais da gestão do ministério, a iniciativa deve contribuir para os processos de crítica, formulação e implementação de políticas em um espaço estratégico do SUS, fortemente atingido em um passado recente.





Nenhum comentário para: Prorrogadas as inscrições para o mestrado profissional em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde