Busca do site
menu

ENSP oferece primeira turma de mestrado profissional em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde

ícone facebook
Publicado em:16/04/2024
Por Danielle Monteiro

A ENSP, em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS), vai ofertar sua primeira turma de mestrado profissional em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, com foco na gestão da Atenção Primária. O curso é destinado a técnicos e gestores da Saps. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a capacidade de análise estratégica, formulação de políticas e gestão de sistemas e serviços de saúde no país, considerando o papel central da Atenção Primária à Saúde para o SUS, frente às múltiplas crises e profundas transformações em curso. A formação visa construir lideranças e gerar mudanças, transformações e inovações na gestão, aplicáveis à realidade nacional e a outros contextos e escalas, visando o enfrentamento dos principais desafios que se colocam para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Segundo o vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP e coordenador da iniciativa, Eduardo Melo, o curso deve contribuir para ampliar a capacidade de gestão de atores que atuam nas políticas nacionais para a Atenção Primária à Saúde, além de facilitar a sistematização, análise e implementação de ações de gestão nessa área. “Para a ENSP, representa também a possibilidade de fazer uma oferta inédita no mestrado profissional, em uma área tradicionalmente forte na Escola, contando com a participação de colegas de diferentes departamentos, contemplando dimensões e objetos da gestão e, eventualmente, de parceiros externos, sob a coordenação de pesquisadores do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/Ensp), vinculados ao Programa Profissional em Saúde Pública”, afirma Melo. 

Para a coordenadora da iniciativa e pesquisadora do Daps/ENSP, Mariana Vercesi, "o curso representa mais uma forma de cooperação da Escola com o aprimoramento da gestão do SUS e a Política Nacional de Atenção Básica, envolvendo diretamente um conjunto de técnicos e gestores do Ministério da Saúde encarregados desta política". Segundo ela, ao formar e qualificar profissionais da gestão do ministério, a iniciativa deve contribuir para os processos de crítica, formulação e implementação de políticas em um espaço estratégico do SUS, fortemente atingido em um passado recente.

Inscrições

As inscrições para o mestrado profissional em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde estão abertas até 10/05. Para ter acesso ao formulário de inscrição, é necessário realizar um cadastro no site Acesso Fiocruz, seguindo os passos descritos no edital do curso. 

Serão ofertadas, ao máximo, 25 vagas, das quais 30% são reservadas para Ações Afirmativas.


O processo seletivo se encerrará no final de julho. As aulas iniciam em 13/08 e serão realizadas na modalidade presencial, na cidade de Brasília (DF), com carga horária total de 1.440 horas. 




Nenhum comentário para: ENSP oferece primeira turma de mestrado profissional em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde