Busca do site
menu

Aula inaugural da ENSP debaterá as políticas de gestão do trabalho e da educação na saúde

ícone facebook
Publicado em:29/02/2024
A aula inaugural da ENSP é parte das atividades da Semana de Abertura do Ano Letivo 2024, organizada pela Vice-Direção de Ensino. Isabela Cardoso de Matos Pinto, da SEGTS/Ministério da Saúde, será a convidada especial do evento.


O ano letivo de 2024 vai começar na ENSP! Para receber os novos alunos, a Escola realizará, no dia 6 de março, sua aula inaugural com o tema ‘Os desafios das Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde’. A atividade contará com a participação de Isabela Cardoso de Matos Pinto, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, e será transmitida, ao vivo, pelo canal da ENSP no Youtube. O evento acontecerá no Auditório Térreo, às 9 horas, aberto à participação de todos. Haverá tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A aula inaugural, organizada pela Vice-Direção de Ensino, integra a Semana de Abertura do Ano Letivo 2024 e é voltada a todos os alunos regularmente matriculados nos cursos stricto e lato sensu da Escola.  

Para o diretor da ENSP, Marco Menezes, “na programação da abertura deste ano letivo, organizada pela VDE, junto com os discentes, teremos a oportunidade de discutir temas como o contexto das políticas para o trabalho e a educação na saúde, a necessidade urgente de medidas para enfrentar as emergência climáticas, a saúde mental, e a luta feminista, em um momento que precisamos consolidar e promover avanços nas políticas públicas para enfrentamento das desigualdades. Fiquem atentos a programação, é muito importante a mobilização e participação de toda a Escola", convida ele.   

Vice-Direção de Ensino da ENSP iniciará o ano letivo de 2024 com uma edição presencial da Semana de Abertura, que acontecerá de 4 a 8 de março. Ao longo de cinco dias, os alunos serão convidados para debates sobre temas contemporâneos, divididos em uma programação diversa e intensa. A Vice-diretora da Ensino da Escola, Enirtes Caetano, destaca que as atividades marcam o início de um novo ciclo nos cursos e Programas de Pós-Graduação da ENSP. Para ela, é um momento especial, de encontros e reencontros, que marca o compromisso institucional, os valores, a missão formadora na área de saúde coletiva, além da luta pelo SUS e pela democracia.

"Celebramos na abertura do ano letivo, a vida desta Escola. Todas atividades organizadas para os estudantes, entre elas: mesas, apresentações e oficinas, acontecerão no auditório térreo e no 4º andar do prédio principal da ENSP (Ernani Braga), ambos localizados no campus da Fiocruz, em Manguinhos. Para aqueles que chegam, a ENSP está de braços abertos. A chegada de novos estudantes é muito estimulante. A Escola existe para que os estudantes a ocupem e troquem experiências. Sejam todos bem-vindos!", celebra a Vice-diretora, Enirtes Caetano. 

Semana de abertura do ano letivo 2024 na ENSP

As atividades para os novos alunos começarão na segunda-feira, dia 4 de março, e seguem até sexta-feira, 8 de março. Nesse primeiro dia, na parte da manhã, os alunos serão recebidos pela Direção da ENSP para uma mesa institucional, composta com a presença do diretor da Escola, Marco Menezes, da vice-diretora de Ensino, Enirtes Caetano, e dos coordenadores das modalidades stricto sensu, lato sensu e Educação a Distância, Joviana Avanci, Gideon Borges, e Mauricio de Seta, respectivamente.
 
Além disso, a mesa terá a participação de Bruno Dias, como representante discente, e Léa Amaral, representando a Associação de Pós-Graduandos (APG). Haverá, ainda, a apresentação do vídeo Institucional da Fiocruz, dos coordenadores de Programa e Residência, da Gestão do Ensino na ENSP, dos vídeos do Guia Discente e de Acessibilidade. No período da tarde, os alunos serão encaminhados para encontros específicos com as respectivas coordenações dos cursos. 
 
Na terça-feira, 5 de março, a Escola receberá o cientista Paulo Artaxo, que falará sobre ‘Mudanças Climáticas’. Artaxo é pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Referência internacional quando o assunto é clima, recentemente, ele foi apontado como um dos pesquisadores mais influentes do mundo. A mesa será moderada pelo pesquisador da Fiocruz e docente da ENSP, Cristovam Barcellos. Ainda na terça-feira, os alunos participarão de visita guiada ao Museu da Vida e de momentos de integração com as coordenações. 
 
Já na quarta-feira, 6 de março, pela manhã, será realizada a aula inaugural da Escola com a palestra da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto, que falará sobre ‘Os desafios das Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde’. À tarde, os alunos serão convidados para um debate a respeito da ‘Saúde Mental Global: conflitos armados e intervenções’, com a participação de Liliana de Abreu (University of Konstanz - Alemanhã), Fernanda Serpeloni (ENSP/Fiocruz), Glaucia Mayara Niedermeyer (ENSP/Fiocruz) e Marcello Queiroz (PUC Rio). A moderação da atividade ficará a cargo da coordenadora da modalidade stricto sensu da ENSP, Joviana Avanci. 
 
Ainda na temática da saúde mental, na quinta-feira, 7 de março, o pesquisador sênior da Fiocruz, Paulo Amarante, referência nacional e internacional no campo da Saúde Mental, estará com os alunos para um debate sobre ‘Saúde Mental e Educação’. A mesa contará com a participação de Sabrina Ferigato, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), e Etinete Nascimento, do Centro de Apoio ao Discente (CAD/Fiocruz). Na parte da tarde, os alunos participarão de visita guiada ao Museu da Vida. 
 
Encerrando a Semana de Abertura do Ano Letivo 2024 na ENSP, na sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Escola marcará a data discutindo as ‘Lutas Feministas’Para a atividade, receberá a antropóloga referência em debate sobre igualdade de gênero e saúde pública no Brasil, Debora Diniz, pesquisadora da Universidade de Brasília (UNB). Também participam da mesa: Rita Leal Paixão, da UFF; Marisa Palacios da Cunha e Melo de Almeida Rego, da UFRJ; Simone Silva, da UFRJ; e Cristiane Rocha, da Uerj. A mesa será coordenada pela pesquisadora do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Vera Marques. Antecedendo o debate, a da poetisa Carla Pepe, da Fiocruz, fará uma apresentação cultural. 
 
Todas as mesas acontecerão no Auditório Térreo da Escola e serão transmitidas, ao vivo, pelo canal da ENSP no Youtube. Os debates serão abertos à participação de todos os interessados. Já as atividades denominadas momentos de encontro com a coordenação e visitas guiadas serão voltadas exclusivamente aos alunos dos Programas de Pós-Graduação da ENSP.
 
 Instagram: @ensp_fiocruz
X: @ensp

Confira a programação completa da Semana de Abertura do ano letivo:



Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Aula inaugural da ENSP debaterá as políticas de gestão do trabalho e da educação na saúde