Em missão a Cuba, ENSP participará de 14º Congresso Internacional de Educação Superior
Por Danielle Monteiro
A ENSP vai marcar presença no 14º Congresso Internacional de Educação Superior – Universidade 2024, que acontecerá de 5 a 9 de fevereiro, em Havana, Cuba. Organizado pelo Ministério do Ensino Superior e por instituições universitárias cubanas, o evento tem como principal objetivo promover um espaço de diálogo e reflexão sobre o papel da educação superior na transformação social, com base nos princípios da qualidade e sustentabilidade socioambiental.
A convite da União das Universidades da América Latina e do Caribe (UDUALC), parceira da Fiocruz e integrante do comitê organizador do congresso, a Direção da ENSP participará de três oficinas de trabalho durante o evento, no eixo temático Conhecimento, Inovação e Desenvolvimento Territorial Sustentável.
Na oficina Educação em Ciências da Saúde: objetivos e perspectivas, a ENSP, enquanto Secretaria Executiva da Rede de Escolas de Saúde Pública da América Latina (RESP), vai contribuir com o debate sobre estratégias de convergências entre instituições formadoras e sistemas de saúde regionais.
Ao longo da oficina internacional Universidade, Segurança e Soberania Alimentar, será lançado o livro Insegurança Alimentar e Emergência Climática: sindemia global e um desafio de Saúde Pública na América Latina, organizado pelos pesquisadores da ENSP Ana Laura Brandão e Frederico Peres, em parceria com a professora do Instituto de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Juliana Casemiro. Na publicação, o diretor da ENSP contribui com um capítulo sobre os desafios das Escolas de Saúde Pública da América Latina no marco do enfrentamento das crises climática e alimentar.
Já na oficina Ciência Aberta na Educação Superior, Marco Menezes e Frederico Peres participarão das discussões sobre as Incubadoras de Pesquisa – União de Universidades da América Latina/Universidade Nacional Autônoma do México (UDUAL/UNAM), estratégia regional de fomento à pesquisa sobre Saúde Pública e Ambiental.
A missão a Cuba prevê, ainda, visitas e reuniões técnicas com representantes de instituições cubanas que são parceiras históricas da ENSP, entre elas, o Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia (INHEM) e a Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (ENSAP). O objetivo é fazer um balanço das atividades realizadas em conjunto, identificando novas oportunidades e ações prioritárias de cooperação para os próximos dois anos.
Nenhum comentário para: Em missão a Cuba, ENSP participará de 14º Congresso Internacional de Educação Superior
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.