Busca do site
menu

Declínio global do consumo de tabaco: desafios e progressos rumo à COP10 no Panamá

ícone facebook
Publicado em:30/01/2024
Por Luis Guilherme Hasselmann (Cetab/ENSP)

O relatório mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca uma queda global nas taxas de consumo de tabaco, com aproximadamente 1,25 bilhão de adultos usuários em todo o mundo. Em meio a essas tendências positivas, a coordenadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Silvana Rubano Turci, compartilhou sua perspectiva sobre o progresso e os desafios enfrentados na luta contra o tabagismo.

As estatísticas revelam que 150 países estão reduzindo o consumo de tabaco. Na entrevista, Silvana Turci ressaltou: “Vemos com otimismo esse declínio global nas taxas de consumo de tabaco. O Brasil, por exemplo, alcançou uma redução relativa de 35% desde 2010, e países como a Holanda estão prestes a atingir suas metas. No entanto, ainda há 1,25 bilhão de fumantes, indicando que devemos intensificar nossos esforços para alcançar uma redução mais significativa”.

Silvana expressou preocupação com a persistência da indústria do tabaco para que a Anvisa libere a comercialização de dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs). “É surpreendente o quão longe a indústria do tabaco vai para buscar lucros às custas da dependência de uma droga como a nicotina. Mesmo quando um governo acredita ter vencido a luta contra o tabaco, a indústria busca oportunidades para manipular políticas de saúde e promover seus produtos mortais”.


No momento, a comunidade global se prepara para a 10ª Sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP10) e para a Terceira Reunião sobre o Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (MOP 3), que acontecerão no Panamá, em fevereiro de 2024. Silvana Turci estará presente e destacou a importância destes eventos. “A COP10 e a MOP3 oferecerão oportunidades para que os países que ratificaram o tratado discutam estratégias eficazes, compartilhem melhores práticas e fortaleçam o compromisso global no controle do tabaco. O Cetab/ENSP/Fiocruz está pronto para desempenhar um papel ativo nesse fórum, contribuindo com conhecimentos e experiências para aprimorar as medidas de controle do tabaco em escala internacional”.

O mundo trabalha para que haja, até 2025, uma redução de 25% no consumo de tabaco e a COP10 e MOP3 devem mostrar novos e velhos desafios, além de fortalecer medidas para a plena implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco. A OMS insta os países a acelerarem os esforços, conscientes de que a interferência da indústria do tabaco continua sendo uma ameaça à saúde pública em todo o mundo.


Seções Relacionadas:
ENSP Internacional

Nenhum comentário para: Declínio global do consumo de tabaco: desafios e progressos rumo à COP10 no Panamá