Busca do site
menu

ENSP divulga Calendário Acadêmico de 2024; confira!

ícone facebook
Publicado em:08/01/2024
A Vice-Direção de Ensino da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) já publicou o Calendário Acadêmico de 2024. Com isso, toda a comunidade ENSP tem a previsão das principais atividades acadêmicas planejadas até dezembro. Divulgado ainda nos primeiros dias de janeiro, o calendário busca promover um melhor planejamento das atividades, com mais antecedência, consequentemente, maior participação de todos: alunos, docentes e demais interessados.

Clique aqui para acessar o calendário


Digital e estruturado no formato de “folhinha”, no qual é possível visualizar o ano inteiro, o calendário pode ser facilmente encontrado entre os principais destaques do Informe ENSP e do portal de Ensino da Escola. Este modelo de calendário estreou em 2023. Antes, as informações relativas aos períodos de cursos, jornadas, eventos e chamadas de seleção, por exemplo, eram divulgadas conforme as datas se aproximavam, de forma pulverizada ao longo do ano. Atualmente, os diferentes públicos afetados pela programação do Ensino podem se organizar com mais antecedência. Alunos já podem anotar as informações na agenda e os docentes já conseguem marcar aulas e reuniões sem o risco de precisar remanejá-las no futuro por alguma coincidência de datas. 

O calendário não está completo ou finalizado. Isso porque ele é dinâmico e incluirá, ao longo do ano, novos eventos conforme forem agendados. É o que destaca a vice-diretora de Ensino da ENSP, Enirtes Caetano. “Muitas atividades estão previstas para o Stricto e para o Lato Sensu. Estamos aguardando em breve a confirmação para a inclusão de todas no calendário 2024. Nossa comunidade acadêmica programa seu trabalho ao longo do ano letivo a partir deste documento. Há dois anos temos apresentado nosso calendário anual, mas neste ano houve uma preocupação maior com a inclusão de datas relevantes. Lá estão nossos cursos de Inverno, de Verão, semana de recepção discente, atividades comemorativas dos 70 anos da ENSP, entre outros”, disse a pesquisadora.

A Vice-Direção de Ensino (VDE) e a Vice-Direção de Pesquisa e Inovação (VDPI) da ENSP têm atuado de forma integrada e, por isso, atividades de pesquisa consideradas relevantes para o ensino foram incluídas no calendário. “Esta não é a primeira iniciativa em que atuamos em colaboração. A prática tem sido uma tônica e oferece o necessário fortalecimento às ações lideradas por estas duas instâncias institucionais. Integrar é nosso objetivo. Assim trabalhamos pela ampliação de ofertas educacionais de maneira mais integrada e sinérgica; articulação interdisciplinar e multidisciplinar entre cursos e programas; fortalecimento e ampliação as experiências e práticas de educação; fortalecimento dos direitos humanos nas ações educacionais respeitando princípios de igualdade, não discriminação, transparência e participação social”, explicou Enirtes.

Vários eventos de destaque já estão com data marcada e programados no calendário de 2024. Em março, será realizada a semana de abertura do ano letivo, entre os dias 4 e 8. Em Julho, serão ofertados os Cursos de Inverno, uma tradição que será ampliada este ano. Em agosto e setembro várias chamadas estarão abertas. “Esperamos que o público externo esteja atento”, diz a vice-diretora. Setembro será um mês muito importante para a VDE: formaturas, Jornada Acadêmica do  Lato e Stricto Sensu, comemoração dos 70 anos da ENSP. Já em outubro e novembro, devem ser realizados os processos seletivos mais tradicionais. “Muito trabalho nos espera em 2024 e muitos bons eventos também”.

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: ENSP divulga Calendário Acadêmico de 2024; confira!