Busca do site
menu

Eleições Departamentais ENSP: Campanha Rui Arantes, candidato do Densp

ícone facebook
Publicado em:14/11/2023
Carta aos trabalhadores do DENSP, eu, Rui Arantes, me coloco à disposição do Departamento para assumir a chefia na gestão 2024/2025. Entendo que esta é uma função central na organização da ENSP pois constitui-se como oportunidade de influenciar na definição dos rumos institucionais. Ressalto o  compromisso de desempenhá-la na melhor tradição participativa historicamente construída no  DENSP, inclusive amplamente fortalecida na gestão que se encerra, que teve à frente a competente e agregadora colega Gisela. Foi uma satisfação e um aprendizado ter participado desta equipe de gestão cujo mandado se encerra em breve. 

Ao longo dos últimos anos os pesquisadores do DENSP têm manifestado o desejo de desenvolvimento de uma maior integração entre as discussões, temas e ações desenvolvidas no interior do Departamento. Neste sentido, o projeto departamental, iniciado em 2023, denominando de “Percursos do DENSP: registros do passado, desafios do presente e reflexões  para o futuro”, será uma ótima oportunidade para sistematizar a atuação histórica do DENSP, alinhavando o passado com o presente visando pavimentar os caminhos para o futuro.

A ideia para alcançar os objetivos propostos no projeto é construir uma agenda de seminários e oficinas que discutam os desafios do presente à luz da produção dos grupos de pesquisa do DENSP, tendo em vista os processos de determinação social da saúde e da doença e do controle de endemias. Vislumbra-se que, ao final do projeto, tenhamos um rico material reflexivo que propicie a edição de uma publicação exclusiva do Departamento. Ressalta-se ainda que as perspectivas de atuação para os próximos anos dependem de um planejamento estratégico para o Departamento que deve ser discutido internamente levando em consideração o fortalecimento do tripé gestão-ensino-pesquisa. Neste sentido, um diagnóstico do que fazemos enquanto Departamento para o ensino, pesquisa e cooperação será fundamental para pensar/traçar este planejamento, mas também para que internamente 
tenhamos um mapeamento nestes aspectos. Tendo sempre como meta que a atuação do DENSP deverá estar vinculada ao contexto sociopolítico e sanitário da país, às demandas institucionais da ENSP e da Fiocruz.

O projeto “Percurso do DENSP: registros do passado, desafios do presente e reflexões para o futuro”, também se propõe a repensar a cultura organizacional buscando desenvolver  ao máximo todas as potencialidades do DENSP em relação à sua contribuição institucional dentro da ENSP e da Fiocruz. Neste sentido, considera-se oportuno realizar uma reflexão sobre as atividades de ensino e pesquisa nos diferentes Programas de Pós-graduação e o impacto dos projetos desenvolvidos no âmbito do Departamento junto à sociedade.

Em relação ao Programa de Gestão do Trabalho (PDG), que está em fase de implantação na Fiocruz, espera-se levá-lo a cabo considerando todo o volume de discussões já acumulado no Departamento ao longo dos últimos anos. Ainda no campo da gestão, pretende-se ressaltar o papel da Secretaria do DENSP, discutindo com a equipe a organização do trabalho no 
desenvolvimento das atividades acadêmicas e no apoio a pesquisadores para o desenvolvimento de projetos.

Na área do Ensino considera-se importante discutir o potencial do DENSP na capacitação de recursos humanos para o SUS. Nesse sentido, pretende-se aprofundar o diálogo com a Vice  Direção de Ensino e Escola de Governo para avaliar as possibilidades de estabelecer parcerias institucionais que possam resultar em novos cursos para atender demandas locais e/ou regionais de capacitação de recursos humanos para o SUS. Considerando para discussão a  possibilidade de oferta de cursos e parcerias para atender também o nível técnico.

Outra questão que merece ser discutida é o apoio ao lato sensu como estratégia de fortalecimento do stricto sensu. Debater internamente o potencial de cursos que podem ser  oferecidos pelo Campus Virtual da Fiocruz ou EAD/ENSP para formação de pesquisadores nas diferentes áreas de atuação dentro do campo da saúde pública; isso implica em pensar em um itinerário formativo que capte recursos humanos dos níveis de aperfeiçoamento e especialização, onde módulos cursados possam ser aproveitados nos cursos do stricto sensu (mestrado e doutorado). O objetivo é identificar potencial humano, com vocação e interesse, e dar oportunidade de formação continuada para que tenhamos, no stricto sensu, alunos melhor preparados e qualificados para mestrado e doutorado, seja acadêmico ou profissional.

Na área da Pesquisa considera-se importante fortalecer parcerias com outras instituições, ampliando as áreas de atuação da pesquisa, voltada aos processos endêmicos/epidêmicos de diferentes agravos em saúde, que apoiem o SUS. Assim, pretende-se estreitar o diálogo com as Vice Direções de Pesquisa e Escola de Governo para viabilizar alternativas de financiamento, por meio de editais, que impulsionem as pesquisas colaborativas nas áreas de atuação do Departamento. Neste contexto, estabelecer maior interlocução e parcerias entre os grupos de pesquisas do DENSP para realização de estudos conjuntos com compartilhamento de expertise entre pesquisadores. Além disso, estimular a participação em redes de pesquisa, como consórcios e grupos de estudo permitindo congregar conhecimentos e recursos. São com essas perspectivas de atuação respeitosa, articulada e colaborativa que venho através desta apresentar meu nome à Chefia do DENSP.

Cordialmente,
Rui Arantes

+ Confira o material de campanha no arquivo anexo (Disponível ao final da página. Clicar em Anexos Relacionados).

Seções Relacionadas:
Eleições Departamentais ENSP 2023

Nenhum comentário para: Eleições Departamentais ENSP: Campanha Rui Arantes, candidato do Densp