CSP de outubro destaca novo site da revista, populações LGBTQIA+ e equipes multiprofissionais
Por Clara Rosa Guimarães, jornalista de CSP
A décima edição de Cadernos de Saúde Pública em 2023 está disponível na íntegra no site da revista. No Editorial deste mês as Editoras-chefe celebraram o lançamento do novo site da revista. O novo rosto de CSP busca expandir o envolvimento da comunidade científica e da sociedade, visando atender às necessidades de autores e leitores.
O Ensaio de outubro aponta como microagressões a populações LGBTQIA+ correspondem a expressões consolidadas nos programas de saúde pública e propõe alternativas capazes de garantir políticas de prevenção de doenças sem estigmatizar grupos vulnerabilizados.
O Perspectivas, por sua vez, reflete sobre as potencialidades e os desafios das equipes multiprofissionais na ampliação da resolubilidade na atenção primária à saúde. "É preciso incorporar a interprofissionalidade como diretriz do SUS e da APS", afirmam os autores.
O estudo A venda de cigarros avulsos no Brasil entre 2008 e 2019: mais um motivo de preocupação? alerta para o impacto do cigarro avulso em grupos vulneráveis, destacando que essa modalidade pode aumentar a dependência ao tabagismo e os riscos à saúde.
Já o artigo Perfil sociodemográfico das pessoas em situação de rua notificadas com tuberculose no Município do Rio de Janeiro, Brasil, nos anos de 2015 a 2019 reforça como a vulnerabilidade de pessoas em situação de rua se particulariza em perfis de raça e gênero já estabelecidas. E aponta a necessidade de ações de prevenção e tratamento, fundamentais no enfrentamento da tuberculose.
O fascículo de outubro de Cadernos de Saúde Pública com esses e outros artigos pode ser acessado na íntegra aqui.
Seções Relacionadas:
Cadernos de Saúde Pública
Cadernos de Saúde Pública
Nenhum comentário para: CSP de outubro destaca novo site da revista, populações LGBTQIA+ e equipes multiprofissionais
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.