Busca do site
menu

Margareth Dalcolmo receberá prêmio de Direitos Humanos da EMERJ

ícone facebook
Publicado em:16/11/2023
A pneumologista e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, será agraciada com o Prêmio EMERJ Direitos Humanos 2023, concedido pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro às personalidades brasileiras de maior destaque e relevância na preservação, proteção e defesa dos direitos humanos entre 2022 e 2023. Uma das principais vozes da ciência do país, a pesquisadora integra uma lista de dez personalidades, escolhidas pelo Conselho Consultivo da EMERJ, que serão premiadas no dia 11 de dezembro.

A premiação faz parte de uma iniciativa da Escola de Magistratura de disseminar conhecimento, respeitar e defender os direitos humanos, independentemente de raça, gênero, nacionalidade, etnia, religião, idioma ou qualquer outra condição. A Escola premiou em 2020, na primeira edição, 11 personalidades. Nas seguintes, em 2021 e 2022, foram dez homenageados. 

“Recebo esta homenagem com surpresa e muito sensibilizada pela escolha generosa, junto a outras pessoas que representam tão bem a nossa sociedade civil tão diversa”, afirmou a pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP/Fiocruz.


Confira o currículo de Margareth Dalcolmo

Margareth Dalcolmo é pneumologista, com doutorado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Presidente Eleita da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisologia para o biênio 2022-2024, é integrante da Comissão Científica das Sociedades Brasileiras de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (Rede-TB) e do Steering Committee do Grupo denominado Resist TB, da Boston Medical School. Integra também o Expert Group for Essential Medicines List da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em tuberculose e doenças respiratórias. Tem experiência como investigadora principal em ensaios clínicos para o tratamento da tuberculose, e para vacina e tratamentos para Covid-19. Professora da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tem mais de cem artigos científicos publicados nacional e internacionalmente. Em 2021 recebeu os prêmios Nise da Silveira, oferecido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher (SPM-Rio), e o Faz diferença – Personalidade do Ano (2020), do jornal O Globo, onde mantém uma coluna semanal.

Confira a lista das personalidades do 4º Prêmio EMERJ Direitos Humanos 2023




Foto Margareth Dalcolmo: Peter Iliciev (CCS/Ficoruz)

Seções Relacionadas:
Prêmios

Nenhum comentário para: Margareth Dalcolmo receberá prêmio de Direitos Humanos da EMERJ