Busca do site
menu

Boletim apresenta sisRedes, ferramenta para identificação e gestão de Redes de Colaboração em Pesquisa

ícone facebook
Publicado em:09/11/2023

Por Barbara Souza

A Vice-Direção de Pesquisa e Inovação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (VDPI/ENSP/Fiocruz) lançou uma edição especial do Boletim Pesquisadores, Produção Bibliográfica e Orientação Acadêmica. A publicação tem como tema as 'Redes de Cooperação em Pesquisa'. O objetivo principal do boletim é apresentar o Sistema de Identificação e Gestão de Redes de Colaboração em Pesquisa (sisRedes), registrar os resultados do teste piloto já realizado e produzir um diagnóstico da cooperação na publicação científica, contribuindo para a gestão estratégica da pesquisa da instituição. O projeto sisRedes é financiado por recursos do Programa Inova, da Fundação Oswaldo Cruz. 

+ ACESSE O BOLETIM AQUI E CONHEÇA O SISREDES

Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Fiocruz e a Universidade Federal do ABC (UFABC), o sisRedes é uma ferramenta que permite gerar informações sobre redes de colaboração em pesquisa, com base em coautorias de publicações científicas. Ao extrair dados e informações do Portal da Transparência do Governo Federal e da Plataforma Lattes, que são tratadas e processadas, o sistema possibilita a criação de relatórios sobre redes de colaboração científicas entre instituições públicas federais. A primeira aplicação da ferramenta sisRedes, que tem seus resultados registrados no boletim especial, identificou e analisou as redes de colaboração dos pesquisadores da Fiocruz e da ENSP, uma das unidades técnico-científicas da Fundação.

A coordenadora de Desenvolvimento e Monitoramento da Pesquisa da VDPI/ENSP, Laura Cristina Viana foi responsável pela concepção, sistematização, análise e redação do boletim. Ela contou como foi o processo até a publicação ficar pronta. "O Boletim é o resultado de uma longa parceria, que começou em 2012, para utilização da ferramenta scriptLattes, desenvolvida pelo professor pesquisador Jesus Mena-Chalco. Desde então, essa ferramenta tem sido utilizada na ENSP para conhecer e acompanhar a produção bibliográfica dos nossos pesquisadores, embora os relatórios do scriptLattes contenham outras informações. Durante a pandemia, ampliamos essa parceria para desenvolver o sisRedes, aproveitando a oportunidade oferecida pelo Edital Inova Gestão, do Programa Inova Fiocruz. Eu sou grata ao professor pesquisador Jesus Mena-Chalco e, em particular, ao pesquisador Rafael Damaceno, que prontamente se dispuseram a participar do desenvolvimento do sisRedes". 

"O trabalho apresentado nesse boletim é quantitativo e exploratório e está centrado na utilização de dados de coautoria científica para analisar a cooperação em pesquisa: artigos publicados em periódicos, livros e capítulos de livros, comunicações em congressos”, detalha o boletim que, num outro trecho, destaca a importância de analisar os dados de coautoria, “uma das expressões formais das redes sociais acadêmicas desenvolvidas por pesquisadores”. Estudos como os deste boletim permitem identificar esforços de colaboração entre pesquisadores, grupos e instituições na comunicação de resultados de pesquisas.

O boletim está organizado em seções. A Seção 1 é a Introdução, na Seção 2 são apresentadas algumas definições úteis sobre redes de cooperação acadêmica adotadas no desenvolvimento do sisRedes. Em seguida, na Seção 3, é feita uma descrição das etapas do desenvolvimento técnico da ferramenta. Na sequência, os dados dos relatórios produzidos pelo sisRedes e uma discussão sobre os achados são apresentados nas Seções 4 e 5, respectivamente. Os ganhos, as limitações e as possibilidades de melhorias do sisRedes são discutidas ao fim do boletim.


Seções Relacionadas:
Pesquisa

Nenhum comentário para: Boletim apresenta sisRedes, ferramenta para identificação e gestão de Redes de Colaboração em Pesquisa