Escola de Altos Estudos em Saúde Pública, da França, recebe ENSP para seminário sobre saúde global
Por Barbara Souza
Em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), a Escola de Altos Estudos em Saúde Pública (EHESP) e a Universidade de Rennes, da França, vão realizar as ‘Primeiras Jornadas Interdisciplinares de Saúde Global’ nos dias 26 e 27 de outubro. Com a participação de representantes dos ministérios da saúde brasileiro e francês, o seminário vai se debruçar sobre dois grandes temas: transformação digital e alterações climáticas, além de abordarem as percepções sobre os sistemas de saúde dos dois países organizadores e seus desafios.
Assim como o Seminário Conjunto ‘Questões atuais de Saúde Pública/Saúde Coletiva’, realizado na ENSP em novembro de 2022, o novo evento ocorrerá no âmbito do Memorando de Entendimento (MdE) assinado em maio de 2019 para cooperação internacional com a EHESP. O acordo tem vigência até 2024 e será renovado. Por isso, além da participação no seminário, a missão da equipe brasileira na visita à França será explorar novas frentes de colaboração mútua entre as duas instituições a fim de reconhecer e renovar interesses em comum e expectativas relativas à parceria. A missão será realizada com apoio da Embaixada da França no Brasil.
Quatro pesquisadores representarão a ENSP nesta missão. O vice-diretor da Escola de Governo em Saúde (VDEGS/ENSP), Eduardo Melo, coordena a equipe, composta ainda pela vice-diretora de Pesquisa e Inovação (VDPI/ENSP), Luciana Dias de Lima, pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS/ENSP) Marcelo Fornazin e o coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/ENSP), Carlos Machado. Na manhã do primeiro dia do seminário, Luciana fará uma apresentação sobre os desafios do sistema brasileiro no novo contexto político. À tarde, Carlos Machado falará sobre crises climáticas e emergências de saúde pública no Brasil. No dia 27, Fornazin abordará a trajetória e as implicações das tecnologias digitais para os sistemas de saúde. O seminário terá participação de outros pesquisadores e autoridades dos dois países. Confira a programação completa aqui.
“Esta missão vai acontecer num contexto global em que a saúde e as temáticas em particular definidas para as mesas são questões muito relevantes. Além disso, é um momento conjunturalmente muito delicado devido à guerra entre Israel e Gaza. Mas a nossa perspectiva é muito positiva e promissora. Trata-se de um reencontro, reconhecimento e aprendizado entre as duas escolas com o objetivo de gerar frutos de interesse comum ao longo do próximo ciclo de cooperação”, afirmou Eduardo Melo.
Seções Relacionadas:
ENSP Internacional
ENSP Internacional
Nenhum comentário para: Escola de Altos Estudos em Saúde Pública, da França, recebe ENSP para seminário sobre saúde global
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



