ENSP participa de Encontro da Opas/OMS pelo fim da tuberculose nas Américas
A chefe do Laboratório de Referência Nacional em Tuberculose do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP, Fátima Fandinho, participou recentemente de um encontro regional promovido pela Organização Panamericana de Saúde (Opas/OMS) que debateu 'Inovação para acelerar o progresso rumo à eliminação da tuberculose nas Américas: transformando compromissos em ação'. O objetivo da atividade foi reafirmar o compromisso com a nova declaração política da reunião de alto nível das Nações Unidas sobre tuberculose nas Américas e planejar sua implementação para acelerar o progresso em direção à eliminação.
Encontro Regional da Opas/OMS, realizado no Rio de Janeiro, de 10 a 12 de outubro. Na ocasião, países das américas debateram estratégias para a eliminação da tuberculose na região.
Na reunião regional, os participantes discutiram e concordaram sobre as linhas estratégicas prioritárias, incluindo a implementação do quadro de responsabilidade multissetorial e a participação da sociedade civil. De acordo com Fátima Fandinho, foram delineados os próximos passos na região para consolidar a implementação da Estratégia Fim da TB e acelerar o progresso rumo à eliminação. "Além disso, foram analisadas oportunidades e desafios e compartilhadas experiências sobre a implementação de ferramentas tecnológicas e modelos de prestação de serviços mais eficientes, integrados e centrados na tuberculose", explicou ela.
O encontro contou com a presença da chefe do Laboratório de Referência Nacional do Hélio Fraga/ENSP, e, também, da coordenadora-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas do Ministério da Saúde, Fernanda Dockhorn. Além da participação dos chefes dos Programas Nacionais de Tuberculose da Argentina, Peru, Venezuela, Paraguai, entre outros países.
Dá esquerda para à direta: Antonieta Alacrón, chefe do PNCT do Peru; Zully Ruyén Guerra, chefe do LRN do Peru; Fátima Fandinho, chefe do Laboratório de Referencia Nacional do CRPHF/ENSP; Fernanda Dockhorn, chefe do CGTM/MS; Marcela Natiello, chefe do PNCT da Argentina.
Para Fátima, a reunião regional reforçou o compromisso conjunto de todos os participantes em trabalhar de forma colaborativa e inovadora para acelerar a eliminação da tuberculose nas Américas.
“O Laboratório de Referência Nacional em Tuberculose do Brasil tem orgulho de fazer parte deste encontro regional, onde líderes e especialistas estão unidos para abordar o desafio da tuberculose nas Américas. Nosso laboratório tem desempenhado um papel crucial na pesquisa, implementação de testes diagnósticos avançados e na promoção da inovação na luta contra a tuberculose. Nossa equipe está empenhada em colaborar ativamente com nossos colegas da região, compartilhando melhores práticas e conhecimento técnico para alcançar o objetivo comum de uma região livre da tuberculose. Juntos, podemos traduzir nossos compromissos em ações concretas e significativas", ressaltou ela.
Dá esquerda para à direta: Ruben Mayorga, chefe da Unidade de HIV, Hepatite, Tuberculose e Infecções Sexualmente Transmissível da Opas/OMS; Fátima Fandinho, chefe do Laboratório de Referencia Nacional do CRPHF/ENSP; Mercedes Espanha, chefe do PNCT da Venezuela e representante da Coordenação da Saúde Respiratória do Ministério da Saúde e Desenvolvimento Social da Venezuela; e Fernanda Dockhorn, chefe do CGTM/MS.
Nenhum comentário para: ENSP participa de Encontro da Opas/OMS pelo fim da tuberculose nas Américas
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.