Busca do site
menu

Curso de Pneumologia Sanitária inicia mais uma turma; foco é combater tuberculose

ícone facebook
Publicado em:09/10/2023
Por Barbara Souza

O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), deu início a mais uma edição do curso de Especialização em Pneumologia Sanitária. Na última quinta-feira (28/9), foi realizada a aula magna, ministrada pela pesquisadora Danielle Pelissari, da Coordenação-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactériasnão Tuberculosas (CGTM/DATHI/SVSA), do Ministério da Saúde. Também estiveram na mesa da aula de abertura o chefe do Centro de Referência, Paulo Victor Viana, a representante da Vice Direção de Ambulatório e Laboratório de Saúde Pública (VDAL/ENSP), Gisele Oliveira, e o coordenador do Observatório Tuberculose Brasil, Carlos Basilia (ENSP/Fiocruz). 

"Espera-se que o curso capacite profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, com conhecimentos avançados em tuberculose, nos seus aspectos assistenciais, de vigilância e gestão. Isso contribuirá para a melhoria da prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose no país. Isso porque o curso está intrinsicamente alinhado à meta nacional de eliminação da tuberculose como problema de saúde pública, que é chegar a menos de dez casos a cada 100 mil habitantes", disse Danielle Pelissari.



O curso de Pneumologia Sanitária é realizado desde 1979 e, desde 1998, tem o formato de especialização pela ENSP. A formação é uma oportunidade para gestores de programas de tuberculose e para profissionais de saúde de nível superior aprimorarem seus conhecimentos. O objetivo principal do curso é capacitar os alunos a analisar criticamente, planejar, promover ações e gerenciar programas de controle, desenvolver vigilância epidemiológica, no âmbito da tuberculose. 

“Estamos unidos aqui com um propósito comum: enfrentar os desafios de frente. É inspirador ver tantos atores motivados, desde o âmbito presidencial com o recente decreto do Comitê Interministerial de Enfrentamento da Tuberculose e das doenças de determinação social, até todos nós profissionais de saúde do SUS”, afirmou o chefe do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, Paulo Victor Viana, durante a aula inaugural. Ele comentou o atual cenário do combate à tuberculose no país ao afirmar que a pandemia de Covid-19, além das perdas humanas, causou prejuízos ao processe de eliminação da tuberculose como problema de saúde pública. “Vimos um aumento na subnotificação de casos, o agravamento da pobreza, a diminuição dos diagnósticos, o aumento das interrupções de tratamento e um triste recorde de mortes por tuberculose no Brasil”, avaliou.

Por outro lado, Paulo Victor acredita que nunca antes na história do nosso país houve tantas pessoas motivadas a combater a tuberculose. “E é aqui, neste curso, que vocês, os participantes, desempenham um papel fundamental. Através da absorção de conhecimento e da troca de experiências, vocês estão se preparando para serem agentes de mudança”, disse. Durante o curso, os alunos terão contato direto e aulas com os profissionais e pesquisadores mais renomados do Brasil na área de tuberculose. A experiência durante o período de formação proporcionará conhecimentos atualizados e práticas inovadoras.

A nova turma do curso de Especialização em Pneumologia Sanitária é formada por 28 alunos de todas as regiões do país: Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O perfil profissional dos discentes também é bastante diversa, há formados em biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia. O término do curso está previsto para 28 de junho de 2024.

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Curso de Pneumologia Sanitária inicia mais uma turma; foco é combater tuberculose