Busca do site
menu

ENSP 69 anos: Escola celebra 25 anos da EAD e reforça compromisso com a democratização da educação

ícone facebook
Publicado em:15/09/2023

Nesta terça-feira, 12 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fiocruz celebrou seus 69 anos comemorando os 25 anos de atuação da modalidade Educação a Distância na ENSP. O evento debateu o ensino a distância na Escola e sua contribuição para a democratização da formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde. Na cerimônia de abertura, o diretor Marco Menezes, reforçou o compromisso da ENSP com democratização da educação para a construção de um país justo e democrático. “A comemoração dos 25 anos da EAD, no contexto deste aniversário de 69 anos que tem como tema 'O amanhã é hoje: construção de um país justo e democrático', reforça nosso compromisso com a justiça e a democracia. Falar de justiça e democracia é falar de acesso à informação, a comunicação e a formação”, ressaltou ele. Na ocasião, o diretor da Escola entregou uma placa comemorativa ao Coordenador-Geral de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância, Mauricio De Seta, em homenagem aos 25 anos de atuação da EAD na ENSP. 

Diretor da ENSP entrega placa comemorativa ao coordenador de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da ENSP, em homenagem aos 25 anos de atuação.  


O diretor da ENSP, Marco Menezes, destacou em suas palavras a importância de debater sobre formação e educação em um mês de celebração para a Escola, que inclui a realização de diversas atividades culturais e sociais, como a exposição do informativo ‘O Manguinho’. “Essa exposição traz para a Escola um projeto de comunicação que aborda o diálogo com a sociedade. Que é exatamente o que defendemos em nosso Projeto Político Pedagógico, ou seja, é ir aonde o povo está”, celebrou o diretor fazendo uma saudação especial ao Senhor José Bezerra de Araújo, militante do Movimento das Comunidades Populares de Manguinhos, que prestigiou o evento. 

Senhor José Bezerra de Araújo, militante do Movimento das Comunidades Populares de Manguinhos, presente no evento em celebração aos 25 anos da EAD na ENSP, realizado durante as comemorações pelos 69 anos da Escola. 


Para Menezes, no âmbito da formação, celebrar uma trajetória tão importante quanto a da EAD na ENSP é falar também sobre resistência. Ele citou a época em que participou da formulação, coordenação e desenvolvimento de um curso sobre Saúde do Trabalhador na modalidade a distância e todo a conhecimento que adquiriu com a experiência. “Naquele momento a modalidade ainda enfrentava muita resistência, foi preciso percorrer um longo caminho, com muita resiliência, para avançarmos e chegar ao nível de reconhecimento que temos atualmente”, comemorou.  

Diante desafios colocados para formação, Marco destacou o financiamento e a oferta de cursos permanentes, mantendo sempre a tradição e a inovação, que para ele é uma das características mais marcantes da modalidade Educação a Distância na ENSP. “Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras da CDEAD pela resistência e pela resiliência, mas também por manterem a tradição, ao mesmo tempo trazendo a inovação, tão fundamental neste momento de construção e reconstrução do país”, parabenizou. 

O diretor pontuou ainda o papel da Escola na perspectiva do grande desafio que é a formação no país, citando como exemplos a participação da ENSP na formação para o Programa Mais Médicos e a experiência da Rede de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), que completa 15 anos de atuação. “Nesta perspectiva do grande desafio que é formação permanente para o SUS, para a Ciência e a Tecnologia em nosso país, nada mais importante do que poder contar com a estrutura e experiência da nossa Escola, por meio da CDEAD, na formação a distância. Coordenação essa, que teve grande protagonismo na pandemia e foi fundamental para que a ENSP enfrentasse os desafios colocados pelo momento e mantivesse o trabalho. O cuidado que todos os trabalhadores e trabalhadoras da Educação a Distância tiveram no acolhimento das demandas reforçam nosso compromisso com o SUS e com a Saúde Pública. Não paramos e mantivemos a qualidade e a tradição. Isso foi muito importante para a Fiocruz como um todo e para ENSP, especialmente”.  

Diretor da ENSP e coordenadores de Ensino, na mesa de abertura do debate 'Educação a Distância na ENSP', realizado em 12 de setembro, mês de celebração dos 69 anos da Escola. 

Finalizando suas palavras Menezes lembrou que a capilaridade da ENSP se expressa em números, com mais de 70 mil egressos por todo o país, mantendo a manutenção do Projeto Político Pedagógico da Escola, focado na educação compartilhada e cidadã. “O tema escolhido para essa mesa durante o aniversário da Escola nos impõe muitos desafios e esperamos oferecer toda a contribuição do SUS nesse momento de construção e reconstrução do nosso país. Vamos juntos construir e reconstruir um país justo e democrático, por meio do acesso cada vez mais amplo e de qualidade a uma educação cidadã para o nosso Sistema Único de Saúde”, concluiu ele.  

Ensino a Distância no cenário atual e a importância da interiorização da formação 

A cerimônia de abertura que antecedeu a mesa 'Educação a Distância na ENSP: Resgate histórico e sua contribuição para a democratização da formação de profissionais do SUS', também contou com a participação do Coordenador-Geral do Lato Sensu e Qualificação profissional da Escola, Gideon Borges, e da Coordenadora-Geral do Stricto Sensu, Joviana Avanci, que destacou a alegria de celebrar os 25 anos de atuação da CDEAD. Uma coordenação composta por uma equipe qualificada, da qual ela também faz parte. “Participar desta mesa vendo toda a trajetória que a EAD vem percorrendo na Escola, é realmente muito especial”, expressou ela. A coordenadora citou a relevância do ensino a distância no cenário atual, entendendo o papel que essa modalidade vai ocupar na formação de diversas pessoas, e diante das inúmeras transformações tecnológicas atuais. 

“Esse momento é muito oportuno para pensarmos na qualificação e em todas as mudanças em relação ao ensino a distância e seus impactos na formação dos profissionais de saúde e da educação, que são o público-alvo de muitos cursos ofertados pela CDEAD/ENSP. A EAD é muito especial para a Escola, pois os cursos delineados, planejados e executados pelos trabalhadores e trabalhadoras da CDEAD fazem muita diferença na formação, na atuação, e na atenção dos profissionais  - em nível nacional -  que atuam no Sistema Único de Saúde", afirmou ela.

O Coordenador-Geral do Lato Sensu e Qualificação profissional da Escola, Gideon Borges, celebrou a data festiva tão especial para a Escola destacando a importância do CDEAD por alguns aspectos, mas destacando dois em especial, que segundo ele,  dizem muito sobre sua trajetória e experiência na Escola, mas também sobre o que muitos pensam em relação a essa modalidade que está completando 25 anos de atuação. O primeiro aspecto apontado por ele foi em relação a pandemia de Covid-19, momento em que fomos obrigados a repensar os processos de ensino.

"Neste momento de decretação da pandemia as aulas precisaram ser suspensas. No entanto, tínhamos uma residência em Saúde do Trabalhador em curso e as atividades não podiam parar, por orientação do próprio MEC. Neste momento, conseguimos nos organizar em poucos dias para adaptar todas as aulas presenciais para acontecer de forma remota. Essa experiência aconteceu em um curso do qual eu faço parte, mas também com outros professores em outros cursos, e se deu graças ao apoio e a expertise acumulada da CDEAD. Do ponto de vista de oferecer uma resposta rápida para uma emergência sanitária que se instalou rapidamente, a CDEAD deu essa resposta de maneira impressionante, inclusive se comparada com outras instituições de ensino e pesquisa", detalhou ele.

Outro aspecto mencionado por Gideon foi a que a Educação a Distancia na ENSP permite a interiorização do processo formativo. Citando a frase de Milton Nascimento 'Ir aonde o povo está', o coordenador destacou que esse aspecto é o que o faz pensar sobre o que é a CDEAD. "Ela vai aonde o povo está e isso traz a possibilidade de muitas regiões terem acesso a um processo formativo de qualidade que não teriam se não fosse o processo de educação a distancia, mas também nos mostra uma visão do Brasil de uma maneira impressionante", observou ele.

Por fim, Gideon Borges reforçou que a ENSP, através da EAD, promove uma educação que vai ao encontro das pessoas, e que permite que pessoas diferentes entre si dividam experiências e ensinem umas as outras. "A experiência da CDEAD na Escola é marcante pois, ao mesmo tempo que a Escola leva aquilo que tem de melhor, ela traz aquilo que os outros tem de melhor e forma de uma maneira absolutamente diversa, que não existira se não existisse a estrutura da EAD. Celebrar esses 25 anos permite que a ENSP honre, de fato, o título de Escola Nacional de Saúde Publica. Por isso, gostaria de finalizar dizendo que a Escola precisa investir mais no CDEAD e na educação a distância, tornando os cursos de EAD ofertas regulares, com recursos e financiamento próprio, considerando a importância que este processo formativo possui não apenas para os docentes e profissionais de saúde, mas para o campo da Saúde Pública e para o Brasil", refletiu Borges. 

Assista, abaixo, o vídeo da cerimônia de abertura na íntegra!





Seções Relacionadas:
69 anos ENSP Ensino Vídeos

Galeria Relacionada:
Nenhum comentário para: ENSP 69 anos: Escola celebra 25 anos da EAD e reforça compromisso com a democratização da educação