ENSP 69 anos: Mesa abordará educação a distância e formação profissional para o SUS
Ao longo do mês de setembro a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca está celebrando seus 69 anos com diversos debates que estão movimentando a ENSP. Nesta terça-feira, 12 de setembro, as atividades comemorativas seguem com a realização da mesa 'Educação a Distância na ENSP: Resgate histórico e sua contribuição para a democratização da formação de profissionais do SUS'. O debate marca o início das ações comemorativas pelos 25 anos da EAD na ENSP, que ocorrerão em novembro. O evento está marcado para às 9 horas, no auditório térreo da Escola, com transmissão ao vivo pelo canal da ENSP no Youtube.
A mesa será coordenada pela professora aposentada da ENSP e doutora em Educação pela Unicamp, Milta Torres, e contará também com a participação do diretor da ENSP, Marco Menezes; do coordenador da Educação a Distancia da ENSP, Maurício de Seta; da ex-coordenadora da CDEAD/ENSP, Lúcia Dupret; do professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Ricardo Ceccim; do coordenador-geral do Lato Sensu e Qualificação profissional da ENSP, Gideon Borges; da coordenadora-geral do Stricto Sensu da ENSP, Joviana Avanci; e da diretora de Programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação (SGTES), Laíse Rezende de Andrade.
De acordo com coordenador da Educação a Distancia da ENSP, Maurício de Seta, a atividade reunirá especialistas da área da educação, da gestão e da saúde, para discutir a formação profissional em saúde por meio da modalidade a distância, abordando principalmente os desafios enfrentados e superados ao longo dos 25 anos de trabalho; as principais contribuições desta modalidade de ensino para a democratização da formação e qualificação em saúde; além do processo de institucionalização da EAD na ENSP; e os desafios atuais nas relações saúde, trabalho e educação.