Busca do site
menu

Núcleo de Biossegurança da ENSP é premiado em Encontro Brasileiro de Administração Pública

ícone facebook
Publicado em:09/08/2023

O Núcleo de Biossegurança da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (VDEGS/ENSP/Fiocruz) foi premiado recentemente durante o X Encontro Brasileiro de Administração Pública. Dois trabalhos foram contemplados nas categorias ‘Melhor Artigo do GT’ e ‘Melhor Relato Técnico do encontro’. O encontro teve como tema ‘Inovação em Administração Pública é criar valor para a sociedade’. A premiação reconhece a relevância da pesquisa desenvolvida pelo Nubio, que busca contribuir sobre a reflexão do tema entre a academia e a Administração Pública brasileira.

‘Melhor artigo’: Governança de Desastres Biológicos na Administração Pública Brasileira

O artigo ‘A Governança de Desastres Biológicos na Administração Pública Brasileira a luz da Teoria da Complexidade’, vencedor da categoria ‘Melhor artigo’, contempla a governança de desastres biológicos a luz da teoria da complexidade. 

Segundo pesquisador do Nubio/ENSP Fábio de Vasconcellos Fontes, a governança de desastres biológicos é complexa, como mostra a sua arquitetura. Além de ser sistemática - com a presença de vários atores - e multidisciplinar, pois necessita da interação de várias expertises diferentes. 

“Desta forma, é preciso que os atores e os pesquisadores envolvidos na gestão olhem para o sistema como um sistema complexo e de resposta complexa. Neste sentido, esta publicação é importante, pois, a partir deste olhar é possível orientar políticas públicas na área da saúde”, explicou ele. 

‘Melhor Relato Técnico’: Desenvolvimento de ambiente colaborativo e repositório institucional

O trabalho premiado como ‘Melhor Relato Técnico’ foi desenvolvido em parceria com o Laboratório de Inovação em Gestão Pública (Polén/ENSP/Fiocruz) e o Ministério da Saúde. Para o pesquisador do Nubio, a premiação reconhece para além do contexto da Fiocruz, a utilização da ferramenta da nuvem - baseada na composição de equipes - e reafirma o trabalho em ambientes colaborativos como uma tendência consagrada no mercado.

O relato técnico ‘Desenvolvimento de ambiente colaborativo e repositório institucional: uma experiência baseada em aprendizagem organizacional na implementação de ferramentas de produtividade, comunicação e gestão documental em nuvem’ teve como motivação o cenário de redução significativa do número de colaboradores e a necessidade de buscar melhores práticas para potencializar os recursos disponíveis. 

A parceria entre o Nubio - ligado a Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde da ENSP -, o Pólen, e o Ministério da Saúde no desenvolvimento trabalho vencedor do prêmio buscou trazer benefícios para as atividades laborais, aumentando a eficiência, a produtividade e a qualidade das operações,

“Partindo do conceito que a inovação não é a ferramenta e sim o método, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia para fortalecer a comunicação entre os trabalhadores da equipe, agregando ferramentas tecnológicas disponíveis, que tornaram mais eficientes a criação, a manipulação, o intercâmbio, e o armazenamento da informação”, descreveu o pesquisador.

Desta forma aconteceu a implementação da equipe do Núcleo de Biossegurança, no contexto da ENSP, no domínio Fiocruz.br.  “O resultado foi a produção de um modelo de composição para equipe que pode ser extensivo a toda ENSP”, destacou Fábio de Vasconcellos Fontes. 

Seções Relacionadas:
Prêmios

Nenhum comentário para: Núcleo de Biossegurança da ENSP é premiado em Encontro Brasileiro de Administração Pública