Busca do site
menu

Pesquisadores da ENSP integram ranking internacional de cientistas

ícone facebook
Publicado em:07/08/2023
Novo levantamento internacional realizado pelo portal Research.com selecionou 38 pesquisadores da Fiocruz por sua produção científica em seis áreas do conhecimento. Quatro deles são da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz): Dóra Chor, Carlos E. A. Coimbra, Ricardo Ventura Santos e Marilia Sá Carvalho, que é docente do programa de Epidemiologia e co-editora-chefe do Cadernos de Saúde Pública da ENSP, mas pertence ao Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz). O ranking, divulgado anualmente, destaca os 100 mil cientistas mais influentes do mundo. 

A seleção é baseada em uma variedade de fatores que incluem como indicadores o número de artigos publicados, as citações e o impacto para a ciência e, no caso da Fundação, para a saúde global. Os pesquisadores destacados pelo ranking são líderes em suas áreas de pesquisa e trazem contribuições significativas em 20 áreas do conhecimento. Os dados sobre publicações e citações de 166.880 cientistas foram analisados para a produção dos rankings. As informações foram obtidas principalmente nas bases de dados OpenAlex e CrossRef.

Além da ENSP, foram listados pesquisadores de três unidades da Fiocruz no Rio de Janeiro: Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz); e de três unidades regionais: Fiocruz Bahia, Fiocruz Minas e Fiocruz Pernambuco. Eles foram citados em seis áreas: Biologia e Bioquímica; Ciência Animal e Veterinária; Ciências Humanas e Sociais; Imunologia; Medicina; e Microbiologia.  

Em termos de lugar no ranking por áreas, oito pesquisadores ficaram entre os dez mais em três categorias. Em Ciência Animal e Veterinária, Filipe Dantas-Torres (Fiocruz Pernambuco) ficou em 2º lugar e Ana Maria Jansen (IOC/Fiocruz), em 6º lugar; em Ciências Humanas e Sociais, Mauricio Lima Barreto (Fiocruz Bahia) conquistou o 3º lugar e Célia Landmann Szwarcwald (Icict/Fiocruz), o 6º lugar; em Imunologia, Patrícia T. Bozza (IOC/Fiocruz) ficou em 5º lugar, Rodrigo Correa-Oliveira (Fiocruz Minas), em 6º lugar, Aldina Barral (Fiocruz Bahia), em 8º lugar, e Manoel Barral-Netto (Fiocruz Bahia), em 9º lugar. 

Além disso, três pesquisadores foram citados cada um em duas categorias. Duas mulheres: Patrícia Torres Bozza (IOC/Fiocruz), que aparece em 5º lugar em Imunologia e em 32º lugar em Medicina; e Ana Maria Jansen (IOC/Fiocruz), que ocupa o 6º lugar em Ciência Animal e Veterinária e o 38º lugar em Microbiologia. E um homem: Rodrigo Correa-Oliveira (Fiocruz Minas), que recebeu o 5º lugar em Imunologia e o 25º lugar em Medicina.  

Saiba mais sobre os pesquisadores da ENSP citados no ranking:

Marilia Sá Carvalho - Currículo Lattes
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), com mestrado em Saúde Pública pela ENSP (1990), doutorado em Engenharia Biomédica pela UFRJ (1997) e pós-doutorado em estatística na Universidade de Lancaster/UK. Orienta no programa de pós-graduação Epidemiologia em Saúde Pública. As principais áreas de interesse são: epidemiologia ambiental, os efeitos do clima na saúde e as doenças transmissíveis, em especial as arboviroses e COVID-19. Recentemente, Marilia tem trabalhado com abordagem baseada no pensamento sistêmico. É ainda editora associada da PLOS Neglected Tropical Diseases e, desde 2013, exerce a função de co-editora-chefe do Cadernos de Saúde Pública e de pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz).

Dóra Chor - Currículo Lattes
Graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Saúde Pública pela ENSP (1989), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado na Universidade de Michigan (EUA) (2002). Foi membro do Comitê Assessor em Ciências da Saúde da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Atualmente, é Professora Adjunta aposentada. Participa da coordenação, no Rio de Janeiro, do ELSA-Brasil, investigação multicêntrica a respeito das doenças cardiovasculares e do diabetes mellitus. Desenvolve colaborações com a UFMG, UFBA, UFES, UFRGS, USP e com as Universidades de Michigan, Drexel e Instituto Karolinska. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: determinantes sociais da saúde, doenças cardiovasculares e estudos longitudinais. 

Carlos E. A. Coimbra - Currículo Lattes
Bacharel em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade de Brasília (1982), é mestre e doutor em Antropologia pela Indiana University/ Bloomington, EUA (1989). Em 1998-99 realizou pós-doutoramento na University of Massachusetts, Amherst. É pesquisador titular (aposentado) da ENSP. Foi editor-chefe de Cadernos de Saúde Pública de 1993 a 2013. Além da produção científica através de artigos em periódicos e capítulos em coletâneas, é autor do livro The Xavante in Transition: Health, Demography and Bioanthropology in Central Brazil (University of Michigan Press, 2002), que recebeu o prêmio de melhor livro interdisciplinar do General Anthropology Division da American Anthropological Association, Washington DC, em 2003. Também organizou/co-organizou diversas coletâneas, como "Saúde dos Povos Indígenas" (Editora Fiocruz, 1996), "Salud y Equidad" (Editora Fiocruz, 2000), "Epidemiologia e Saúde dos Povos Indígenas no Brasil" (Editora Fiocruz e Abrasco 2003) e "Antropologia e História Xavante em Perspectiva " (Museu do Índio, 2014). É um dos editores da coleção "Saúde dos Povos Indígenas" (Editora Fiocruz). 

Ricardo Ventura - Currículo Lattes
É Ph.D. em Antropologia pela Indiana University - Bloomington/ EUA (1991), onde também concluiu o Mestrado em Antropologia (1990). Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1987). Realizou pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) (1998-99), na University of Massachusetts (1998-99) e no Max Planck Institute for the History of Science, Berlin (2013). É Professor Titular no Departamento de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ e Pesquisador Titular na ENSP. Foi Coordenador da Pós-Graduação da ENSP (2001-02) e Coordenador-Geral da Pós-Graduação da Fiocruz (2004-05). Dirigiu o Setor de Antropologia Biológica do Museu Nacional (1993-98), foi chefe do Dept. Endemias da ENSP (2001-02) e exerceu a chefia adjunta do Dept. Antropologia do Museu Nacional (2012-13). Foi membro efetivo e representante do Museu Nacional no Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ (2015-17). Foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 2019 (área de Ciências Sociais). 

Confira a lista completa de pesquisadores da Fiocruz destacados pelo Research.com na Agência Fiocruz de Notícias

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias
Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Prêmios

Nenhum comentário para: Pesquisadores da ENSP integram ranking internacional de cientistas