Busca do site
menu

6º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental da Abrasme recebe trabalhos até 5/8

ícone facebook
Publicado em:31/07/2023

O 6º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), realizado em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP/Fiocruz), está chegando! O evento será de 7 a 9 de setembro na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e vai receber trabalhos até o dia 5 de agosto. Os interessados podem submeter trabalhos nos diferentes eixos temáticos: Desafios para uma política antimanicomial; Populações vulnerabilizadas, políticas de Estado e inclusão social; Práticas Emancipatórias: estratégias sociais, culturais e processos civilizatórios; Higienismo social e guerra às drogas: a luta antipunitivista e antiproibicionista; Estado e violações dos direitos humanos e Crises climáticas e ambientais: modos de viver descolonizados.


Organizado desde 2013, o Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental da Abrasme é considerado fundamental para a discussão da agenda da saúde mental que será definida na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, marcada para novembro deste ano. O evento tem se consolidado como um espaço de encontro, debates e aprofundamento de discussões na interlocução da saúde mental com a defesa dos direitos humanos. Nesta edição, em plena retomada e necessidade de fortalecimento da democracia, o  6º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental apresenta como temática “tecendo experiências de protagonismo pela democracia, direitos humanos e saúde mental”, com a presença de palestrantes e conferencistas que discutam temáticas contemporâneas e que são referências na área de assistência, gestão e pesquisa.

A abertura do fórum terá a participação do diretor do departamento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania voltado para a população de rua, Leonardo Pinho, além da coordenadora do Movimento Negro Unificado, Iêda Leal. Já o grande debate de encerramento 'Expressões da liberdade, cidadania e direitos humanos: vidas despatologizadas' terá a participação do presidente de honra da Abrasme, Paulo Amarante (LAPS/Fiocruz), do presidente de Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho, e da professora e vereadora de Sinop-MT, Graciele Marques dos Santos. As atividades serão coordenadas pela a presidente da Abrasme e pesquisadora da ENSP que está à frente do LAPS, Ana Paula Guljor. 

+ Confira a programação completa do 6º Fórum

A Abrasme tem sido protagonista no cenário dos direitos humanos e do campo da saúde mental no país. Atualmente, a associação faz parte do pleno do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), coordenando a subcomissão de políticas sobre drogas e saúde mental deste conselho. Além disso, a Abrasme é membro titular, representando a  sociedade civil, no recém-reestruturado Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD) e na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde.


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: 6º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental da Abrasme recebe trabalhos até 5/8