Busca do site
menu

Nota de pesar: Domingos Sávio do Nascimento Alves

ícone facebook
Publicado em:22/06/2023
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lamenta o falecimento de Domingos Sávio do Nascimento Alves, médico neurologista e um dos pioneiros da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Reconhecido como um líder e gestor exemplar, ele deixou um legado após décadas atuando em defesa da atenção digna, efetiva e respeitosa aos usuários dos serviços de saúde mental no Brasil. Domingos Sávio era casado com Regina Ferro do Lago, pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP.

Com especialização em Psiquiatria Social pela ENSP, Domingos Sávio foi diretor da Colônia Juliano Moreira, na década de 80, e assumiu a coordenação da Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, de 1991 a 1996. Ele foi também diretor do Instituto Franco Basaglia, contribuindo de forma significativa para a implantação e organização da rede de saúde mental do Rio de Janeiro. Domingos Sávio recebeu diversos prêmios de reconhecimentos, como: Medalha do Mérito Médico, Presidência da República (2001), Menção Honrosa, Organização Panamericana da Saúde (2005) e Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde (2009).

A ENSP manifesta solidariedade aos amigos e familiares de Domingos Sávio, expressando o reconhecimento do seu firme compromisso com a luta antimanicomial.

Ele foi cremado no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju.

Seções Relacionadas:
Aviso

Nenhum comentário para: Nota de pesar: Domingos Sávio do Nascimento Alves