Busca do site
menu

Workshop vai discutir implementação de programa de qualificação de serviços de saúde no Brasil

ícone facebook
Publicado em:12/06/2023
Por Danielle Monteiro

Entre 12 e 16 de junho, a ENSP e a Unidade de Translação do Conhecimento da Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul) vão realizar um workshop em conjunto para debater como será realizada a implementação do Programa PACK em capitais brasileiras.

Desenvolvido há 24 anos pela instituição acadêmica sul-africana, o PACK (Practical Approach to Care Kit - Abordagem Prática para kit de cuidado) é uma ferramenta usada na avaliação e manejo do paciente na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma tecnologia de melhoria dos sistemas de saúde criada para apoiar o trabalho dos profissionais que neles atuam, com o objetivo de fortalecer os serviços de saúde e alcançar os melhores resultados possíveis para o paciente. Além de treinamento para os profissionais de saúde, o programa envolve também a disponibilização de um guia de orientação de utilização da ferramenta, revisado anualmente, com recomendações baseadas em evidências científicas robustas e alinhadas aos protocolos nacionais.


O PACK já foi implantado em vários países. No Brasil, a tecnologia já vinha sendo implementada pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, em Santa Catarina, como parte de um acordo de cooperação de longa data com a Universidade da Cidade do Cabo. 

A parceria entre a ENSP e a instituição acadêmica sul-africana visa implementar o programa na Atenção Primária à Saúde em Curitiba, Campo Grande, Fortaleza e Porto Alegre, capitais contempladas pelo projeto A Hora é Agora, que tem o objetivo de ampliar o acesso a diagnóstico, prevenção e tratamento imediato a grupos sociais vulnerabilizados que vivem com HIV e AIDS.


“Por meio do A Hora é Agora, vimos a possibilidade de introduzir o PACK. Conhecemos o programa durante sua implementação em Florianópolis. No final de 2022, fizemos uma visita à cidade sul-africana, juntamente com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC), nosso parceiro no Acordo de Cooperação, para conhecermos tudo sobre o programa. A partir de então, temos pensado na implementação da tecnologia nas capitais brasileiras”, conta a pesquisadora da Escola e coordenadora da parceria pela ENSP/Fiocruz, Marly Cruz. Ela explica que a cooperação busca utilizar o programa na Atenção Primária, pois, além de ser a porta de entrada dos usuários no sistema de saúde, é uma esfera do SUS que requer fortalecimento nas cidades contempladas. “É claro que toda essa discussão voltada à Atenção Primária acaba também repercutindo em outros níveis de atenção do sistema de saúde”, destaca Marly. 

A implementação do programa na Atenção Primária à Saúde nos municípios do Brasil envolve duas etapas. A primeira consiste no desenvolvimento do Guia PACK de treinamento dos profissionais de saúde, que será adaptado conforme a realidade e necessidades locais. Já a segunda fase abrange o treinamento dos líderes locais que vão capacitar as equipes de trabalhadoras e trabalhadores de Saúde. “Já começamos a desenvolver o guia e selecionamos os líderes locais. Após a realização do workshop, vamos promover, em julho, uma oficina para o treinamento desses profissionais”, adianta Marly.

Segundo ela, a transferência de tecnologia do PACK para as cidades brasileiras será feita com base nos quatro pilares que sustentam o programa: o Guia PACK; o programa de treinamento para profissionais de saúde; as medidas de fortalecimento do sistema de saúde; e as ferramentas de monitoramento, avaliação e pesquisa.

Durante os três primeiros dias do workshop, serão expostas as ações e avanços para viabilizar o PACK Brasil e apresentados os atores participantes do programa atualmente. Na ocasião, as duas instituições também vão discutir as perspectivas de ampliação da parceria, sobretudo nas áreas de monitoramento, avaliação e pesquisa. “Vamos envolver outros pesquisadores da Fiocruz no encontro, para que eles entendam melhor o que é o PACK e possam também participar eventualmente de outras linhas de pesquisa ou iniciativas, sobretudo na área do monitoramento e avaliação”, explica Marly. 

Nos dois últimos dias do evento, as duas instituições vão realizar uma visita à cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, que vai contar com um encontro com o secretário de Saúde para falar sobre o SUS e a realidade da rede de saúde local. “Também faremos uma visita a duas unidades de saúde que fazem parte do projeto A Hora é Agora e a duas unidades da Atenção Primária, onde atuam profissionais que participarão do treinamento PACK. É importante pensarmos em todas as esferas da Saúde do município onde estão os líderes de treinamento local que terão contato com a Unidade de Translação do Conhecimento constituída, para podermos organizar e ajudar em toda a etapa de realização do treinamento”, adianta Marly.

O evento será fechado ao público. 








Nenhum comentário para: Workshop vai discutir implementação de programa de qualificação de serviços de saúde no Brasil