Busca do site
menu

Cetab recebe Prêmio da OMS por contribuições para o controle do tabaco no Brasil

ícone facebook
Publicado em:31/05/2023
No dia 31 de maio, durante a cerimônia alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco, realizada no Rio de Janeiro, o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP/Fiocruz) foi agraciado com um importante reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela sua significativa contribuição para as conquistas do controle do tabaco no Brasil e pela disseminação de informações sobre o impacto socioambiental do cultivo e produção do tabaco.

A entrega da medalha e do diploma ocorreu durante o evento organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca), com o objetivo de debater o tema proposto pela OMS neste ano: "Precisamos de comida, não de tabaco. Plante comida, não plante tabaco".


A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e representantes da área da saúde, que ressaltaram a importância do combate ao tabagismo e a necessidade de conscientizar a população sobre os impactos negativos do cultivo do tabaco. O evento também incluiu painéis sobre o Dia Mundial sem Tabaco, as experiências brasileiras e as lições aprendidas, além de uma apresentação sobre a Comissão Nacional de Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco na OMS.

Durante a solenidade, o Consultor Nacional da OPAS/OMS, Diogo Alves, destacou a relevância do Dia Mundial sem Tabaco, que é comemorado desde 1987, e ressaltou o tema deste ano, enfatizando a necessidade de priorizar a produção de alimentos em detrimento do tabaco. Ele elogiou as contribuições do Cetab para o controle do tabaco no Brasil e a disseminação de informações sobre o impacto socioambiental do seu cultivo e produção.


A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância do Dia Mundial sem Tabaco como uma oportunidade de discutir medidas de prevenção de doenças relacionadas ao tabagismo, como as doenças oncológicas e cardiovasculares. Ela destacou que, apesar dos avanços na redução do número de fumantes, ainda há desafios a serem enfrentados, como o alto consumo de tabaco nas capitais brasileiras. A Ministra enfatizou a importância de ações de prevenção e promoção da saúde, alinhando-se à campanha da OMS "Não plante tabaco, plante comida".

Marcelo Moreno, Coordenador do Centro de Conhecimento dos artigos 17 e 18 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco do Cetab, ressaltou a importância de ouvir os trabalhadores envolvidos na produção de tabaco e destacou a participação da comunidade nesse debate. Ele reforçou a necessidade de discutir questões como a propriedade da terra e o uso do território, além de abordar temas como reforma agrária e impactos na saúde pública e no meio ambiente.

Vera Luiza da Costa e Silva, Secretária-executiva da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco, ressaltou a importância de responsabilizar a indústria do tabaco pelos danos causados à saúde da população. Ela destacou a ação civil movida pelo governo brasileiro para ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), visando compensar os recursos gastos com o tratamento de doenças relacionadas ao consumo de tabaco. Costa e Silva afirmou que esse processo é um direito da sociedade e pode estabelecer jurisprudência para casos semelhantes em outros países.



Ela também destacou a importância da participação da delegação brasileira na próxima Conferência das Partes. Segundo ela, o Brasil tem muito a contribuir para as recomendações negociadas por 192 países, abordando temas cruciais como publicidade, promoção e patrocínio. Costa e Silva ressaltou a necessidade de estabelecer diretrizes para a medida de localização, segmentação e mídia virtual, entre outros aspectos relevantes. Ela enfatizou que é fundamental que o país trabalhe ativamente nessas questões, considerando o potencial impacto positivo que a participação brasileira pode ter nas decisões tomadas durante a conferência.

O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Marco Menezes, parabenizou o tema escolhido para o Dia Mundial sem Tabaco, ressaltando a associação entre a fome e a produção de tabaco. Ele enfatizou a importância de debater a desigualdade social e a propriedade da terra, além de questões relacionadas ao uso de agrotóxicos e à influência das megacorporações na formulação de políticas públicas. Menezes parabenizou o Cetab pelo trabalho realizado e destacou a importância da instituição na construção de uma saúde pública mais justa.

Silvana Rubano Turci, Coordenadora do Centro de Estudos sobre o Tabaco e Saúde da Fiocruz, agradeceu pelo prêmio recebido e destacou a missão do Cetab em construir uma saúde pública mais justa para todos. Ela ressaltou a importância de servir à comunidade e de promover a conscientização sobre os danos causados pelo tabaco.

O reconhecimento concedido ao Cetab pela OMS é um importante marco no combate ao tabagismo no Brasil e na disseminação de informações sobre seu impacto socioambiental. O trabalho realizado pelo Cetab e por outras instituições e movimentos sociais é fundamental para promover a saúde e prevenir doenças relacionadas ao consumo de tabaco. A premiação reforça a importância de ações contínuas e efetivas no controle do tabaco, visando alcançar uma sociedade mais saudável e livre desse vício.

Fotos: Carlos Leite e Ricardo Barros

Assista à cerimônia:


Seções Relacionadas:
Prêmios

Nenhum comentário para: Cetab recebe Prêmio da OMS por contribuições para o controle do tabaco no Brasil