Busca do site
menu

ENSP abre chamada para Credenciamento de Laboratórios de Pesquisa

ícone facebook
Publicado em:26/07/2023


A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por meio da Vice-Direção de Atenção à Saúde e Laboratórios de Saúde Pública (VDAL) e da Vice-Direção de Pesquisa e Inovação (VDPI) divulga chamada para o Credenciamento de Laboratórios de Pesquisa da ENSP. O processo de credenciamento contribui para o aperfeiçoamento das atividades de pesquisa nos laboratórios, com o objetivo de analisar o desempenho e a relevância dessas atividades para a melhoria da saúde da população. A chamada será aberta em 26 de julho e os interessados podem enviar propostas até 31 de agosto. Acesse a seção ‘Laboratórios e Ambulatórios’ no Informe ENSP e leia o edital na íntegra.

O Credenciamento dos Laboratórios busca fortalecer os laboratórios já em operação, além de determinar critérios para a criação de novos laboratórios, e pretende atender a estratégia para o aperfeiçoamento e potencialização das atividades laboratoriais da ENSP, conforme descrito no Regimento Interno da instituição. 

Neste contexto, compete à Vice-Direção de Atenção à Saúde e Laboratórios de Saúde da Escola estimular e promover a qualificação das atividades desenvolvidas nos laboratórios para garantir competência técnica e alcance de designações de referências nacionais e internacionais, além de certificações.

Segundo Monica Oliveira, principal responsável pelo delineamento do processo de credenciamento na equipe da VDAL, seguindo a Política de Laboratórios (formalizada por Portaria) a ENSP entende seus laboratórios como parte integrante da estrutura dos departamentos e centros alinhados à Vice-Direção de Atenção à Saúde, na qual desenvolvem atividades técnico-científicas em seus campos de atuação específicos.

“Os princípios que norteiam o funcionamento ou a criação de Laboratórios de Pesquisa, vinculados à ENSP se referem à sua contribuição para a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à Saúde Pública e Saúde Coletiva, e destinadas ao SUS, que tenham como base multidisciplinaridade, cooperação intra e interinstitucional, conhecimento científico e tecnológico, e dinamização dos serviços oferecidos à sociedade”, explicou Oliveira.

Formação e critérios para a estruturação dos Laboratórios de Pesquisa da ENSP

Os Laboratórios de Pesquisa devem ser formados por uma equipe técnico-científica composta por no mínimo dois servidores. Um obrigatoriamente deve possuir doutorado. Também é obrigatório estar vinculado a pelo menos um grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), e possuir membros no grupo com manuscritos publicados em revistas indexadas durante o período mínimo de cinco anos (entre 2017 e 2022). 

Os critérios de estruturação interna dos Laboratórios de Pesquisa da Escola e a indicação para chefia e coordenação ficarão a cargo de deliberações dos departamentos, respeitando a liberdade acadêmica, a missão institucional, os objetivos estratégicos da Fiocruz, o regimento interno da ENSP e as atribuições da VDAL. 





Seções Relacionadas:
Laboratórios e Ambulatórios

Nenhum comentário para: ENSP abre chamada para Credenciamento de Laboratórios de Pesquisa