Busca do site
menu

Mestrado profissional em Epidemiologia Aplicada à Saúde da Mulher e da Criança inicia aulas em Manaus

ícone facebook
Publicado em:31/05/2023
Por Danielle Monteiro

Nesta segunda-feira (29/05) aconteceu, em Manaus, a aula inaugural do mestrado profissional em Epidemiologia Aplicada à Saúde da Mulher e da Criança. A atividade, realizada no Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), é fruto da parceria entre o Programa de Mestrado Profissional em Epidemiologia em Saúde Pública, da ENSP, e o de Saúde da Criança e da Mulher, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), com apoio da Fiocruz Amazônia.

No período da manhã, foi realizada a apresentação dos docentes e dos 20 alunos ingressantes no curso. Já na parte da tarde, a coordenadora da turma em Manaus, pela ENSP, Maria do Carmo Leal, fez uma apresentação sobre diversos aspectos da saúde da mulher e da criança, além de relembrar os resultados da pesquisa Nascer no Brasil, realizada em 2011. O encontro ainda teve a presença da coordenadora do programa de mestrado profissional em Epidemiologia em Saúde Pública, Yara Hökerberg, da representante da coordenação do mestrado profissional em Saúde da Criança e da Mulher, Maria Gomes, além da pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Rita Bacuri, que fez a articulação entre a ENSP e o IFF para a realização da atividade. Ao final, foi realizada uma confraternização.

O mestrado profissional em Epidemiologia Aplicada à Saúde da Mulher e da Criança é voltado para técnicos de nível superior que atuam na área da saúde da mulher e/ou da criança nas três esferas do SUS nos estados do Amazonas, Roraima e Rondônia. Tem como finalidade responder à demanda de formação de quadros estratégicos para atuação no campo da saúde da mulher e da criança no sistema de saúde pública da região amazônica, considerando a missão institucional da Fiocruz de promover a saúde de mulheres, crianças e no SUS, conforme explica Yara: “Este objetivo se fundamenta em uma das funções essenciais da saúde pública, que é a garantia e melhoria da qualidade das ações de saúde individuais e coletivas na perspectiva de seus resultados e dos determinantes sociais da saúde”. Segundo a coordenadora, o conteúdo programático é dirigido às necessidades do cotidiano dos profissionais de saúde, com a produção de conhecimento voltada para sua realidade, visando contribuir para a consolidação do SUS: “O caráter inovador do curso implica no desenvolvimento de métodos pedagógicos apropriados e na definição de produtos rapidamente aplicáveis à gestão e aos serviços”.


Seções Relacionadas:
Documentos da Pós-Graduação Ensino

Nenhum comentário para: Mestrado profissional em Epidemiologia Aplicada à Saúde da Mulher e da Criança inicia aulas em Manaus