Busca do site
menu

Cursos de Inverno da ENSP 2023: conheça as disciplinas disponíveis

ícone facebook
Publicado em:26/05/2023

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) apresenta a edição de 2023 dos Cursos de Inverno. Entre os meses de julho e agosto, disciplinas eletivas dos três Programas de Pós-graduação da Escola – Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública – estarão disponíveis para alunos de graduação e pós-graduação, tanto da Fiocruz quanto de outras instituições de ensino. As inscrições serão de 12 a 26 de junho. Acompanhe mais informações nos canais de comunicação da ENSP e fique por dentro. Nesta edição dos Cursos de Inverno algumas disciplinas serão ofertadas com o apoio da plataforma do Campus Virtual Fiocruz.

Segundo a coordenadora do Stricto Sensu, da Vice-Direção de Ensino da ENSP, Joviana Avanci, as disciplinas de inverno costumam atrair muitos alunos por serem mais compactas e trazerem uma proposta inovadora. "Neste ano estamos ampliando a oferta de algumas disciplinas para um público mais amplo, incluindo alunos de graduação e especialização, além daqueles já inseridos em programas de pós-graduação. Temos grande expectativa que essa iniciativa possa beneficiar e aproximar muitos alunos que estão iniciando sua vida acadêmica", destacou. 

Integração Fiocruz: Oferta pela plataforma do Campus Virtual

Este ano, o Campus Virtual Fiocruz vai apoiar, pela primeira vez, o processo de inscrição de algumas disciplinas oferecidas nos Cursos de Inverno, por meio de sua plataforma. Para a coordenadora do Campus Virtual, Ana Furniel, "essa articulação com uma unidade tão tradicional na oferta de cursos é um desafio, mas também um grande progresso para todos, pois as ações conjuntas potencializam o alcance e fortalecem a missão da Fiocruz na área da Educação".  

Confira, abaixo, as disciplinas disponíveis em cada um dos programas. 

Saúde Pública – disciplinas:
Violência de gênero e saúde (17 a 21/7) - 5 encontros (Presencial + Zoom);
Vigilância em saúde de base territorial - conceitos e métodos (10 a 26/7) - 8 encontros (Presencial + Zoom);

Saúde Pública e Meio Ambiente – disciplinas:
Ecotoxicologia: perspectiva e aplicações (24 a 28/7) - 10 encontros remotos; 
Comunicação de riscos ambientais e à saúde (10 a 14/7) - 5 encontros remotos; 
Microrganismos veiculados por via hídrica e questões sanitárias: passado, presente e futuro (10 a 14/7) - 10 encontros (Todos serão presencias e remotos para que alunos de outros estados tenham a oportunidade de participar da disciplina) e 
Água e saneamento ambiental (17 a 21/7) - 5 encontros, aulas serão em formato híbrido.

Epidemiologia em Saúde Pública – disciplinas: 
Avaliação de instrumentos multidimensionais usados em epidemiologia (3 a 7/7) - 10 encontros formato remoto, pelo aplicativo Zoom;
Avaliação do consumo alimentar de populações (10 a 14/7) - 10 encontros presenciais;
Introdução à ciência de dados (31/5 a 4/6) - 5 encontros presenciais.

Seções Relacionadas:
Ensino Parcerias

Nenhum comentário para: Cursos de Inverno da ENSP 2023: conheça as disciplinas disponíveis