Fórum amplia debate sobre saúde mental perinatal
O II Fórum de Saúde Mental Perinatal será realizado no dia 15 de maio, às 9h, e terá transmissão pelo canal da ENSP no Youtube. Idealizada pelo Grupo de Trabalho de Saúde Mental Perinatal da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), com o apoio da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), a atividade tem como principal proposta ampliar o debate sobre o tema. Para isso, o fórum conta com a participação de representantes das áreas de pesquisa, da academia, da gestão pública, de maternidades, da atenção básica, além de usuários por exemplo.
A coordenadora do fórum, Marcia Baldisserotto, é pesquisadora assistente na ENSP, com atuação na pesquisa Nascer no Brasil ao lado da pesquisadora Mariza Theme. De acordo com Baldisserotto, a saúde mental perinatal engloba “ toda a complexidade do psiquismo dos atores envolvidos no ciclo gravídico puerperal”, como mães, pais e bebês. Ainda segundo a coordenadora, o foco atual é a focado na criação de uma política pública nacional de saúde mental perinatal no Brasil. “Atualmente não há nada específico para esse período, mas há vários problemas de assistência, encaminhamento e acolhimento na rede do Sistema Único de Saúde”, destaca Marcia.
O primeiro Fórum de Saúde Mental Perinatal foi realizado neste ano. O objetivo é que seja realizado a cada dois meses. O GT que deu origem ao fórum atua desde 2015 na SES-RJ em prol de objetivos dentro deste tema.
Confira abaixo a programação:
Nenhum comentário para: Fórum amplia debate sobre saúde mental perinatal
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



